Resenhas

Ta-Ku – Songs To Break Up To EP

Primeiro EP do produtor australiano usa temas amorosos como mote e o desenvolve em uma narrativa baseada no fim de um relacionamento

Loading

Ano: 2013
Selo: HW&W RECORDINGS
# Faixas: 10
Estilos: Eletrônico Experimental, R&B
Duração: 36:21
Nota: 3.5
Produção: Regan Ta-ku Mathews
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fsongs-to-break-up-to

O solo australiano tem se provado bem fértil e lá tem nascido artistas com sons realmente únicos. A cidade de Perth, que você deve conhecer como lar do Tame Impala e de suas bandas derivadas, não fica para trás nesse quesito e é de lá que vem um dos nomes mais interessantes da Música Eletrônica feita no país. Regan Ta-ku Mathews, conhecido apenas como Ta-Ku, tem ganhado cada vez mais atenção e chega ao seu primeiro EP exibindo uma obra realmente sólida e muito interessante – de certa forma hipnótica.

Como o nome da obra pode sugerir, Songs To Break Up To se trata de um álbum que tem como sua temática o fim de um relacionamento. Fugindo do óbvio, Ta-Ku o faz com poucos recursos vocais e quase nenhuma lírica envolvida. São suas batidas melancólicas e a condução emocional e profundamente dramática que traçam a narrativa, às vezes não tão clara, de humores e sentimentos que quem já passou por isso e teve seu coração partido vai entender muito bem. Esta história é contada também pelo título das faixas: Beggining To End, I Miss You, I Miss You More, We Were In Love, Wasted Time e Moving On, músicas que emulam cada difícil e dolorosa sensação durante todo esse processo.

Se apropriando de gêneros como Hip Hop, R&B e Música Eletrônica Experimental (algo que pode remeter ao Glitch de Flying Lotus ou o Downtempo de Shlohmo), o produtor consegue emular estes sentimentos de perda, saudade e superação através uma produção limpa e repleta de camadas sonoras. Os vocais ficam, geralmente em segundo plano, são inseridos através de samples, em faixas como Love Lost (com samples de Love, da Daughter) ou por faixas inteiramente cantadas, como a ótima Wasted Time (com a linda voz de Thandiwe Phoenix). Apesar de aparecerem esparsamente, as vozes traduzem ainda mais os sentimentos pretendidos em cada faixa.

Apesar de Songs To Break Up To ser considerado um EP, segundo seu criador, o disco acumula dez faixas e mais de 36 minutos, o suficiente para poder ser considerado um álbum. E com mais acertos do que erros, a estreia do produtor australiano se mostra a altura do pequeno hype gerado antes de seu lançamento.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Shlohmo, Flume, Flying Lotus
ARTISTA: Ta-Ku

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts