Resenhas

Four Tet – Beautiful Rewind

Disco se divide entre cansativas repetições e boas escolhas de samplers em um resgate de elementos de outras épocas da Eletrônica

Loading

Ano: 2013
Selo: Text Records
# Faixas: 11
Estilos: Eletrônica, Eletrônica Experimental, Post-Dubstep
Duração: 40'
Nota: 2.0
Produção: Four Tet
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fbeautiful-rewind%2Fi

Four Tet é um dos nomes mais queridos da cena Eletrônica de hoje em dia, principalmente por quem admira os sons feitos com aquela cara Experimental, misturando estéticas e referências na arte de samplear. E se em Beautiful Rewind, como o nome sugere, ele se propõe a uma retrospectiva dentro do que é belo no gênero, fica a sensação de que o experimento desta vez poderia ter dado mais certo.

Por mais qualidades que o registro tenha (e aguarde, chegaremos nela), ele propõe os 40 minutos mais longos do seu dia em meio a muitas repetições que não levam a muitos lugares. Não são loops que, quando alongados, constroem algo novo. São faixas cujas bases nos são mostradas à exaustão, dando ao ouvinte uma experiência auditiva muito cansativa.

Sobre os bons adjetivos, fica claro que o londrino Kieran Hebden, nome verdadeiro do cara, sabe escolher os timbres e samplers certos. O groove abafado em Buchla, o vocal à la Grimes em Parallel Jalebi e os sons etéreos em Ba Teachas Yoga são algumas das provas disso.

O problema fica na maneira como somos apresentados a esses sons. Na tal retrospectiva dentre as influências (e os anos 1990 gritam alto em diversos momentos do álbum), ficou faltando alguma alma mais rica, uma densidade mais orgânica entre as camadas sonoras que nos embalasse pelas tantas repetições. O que vemos, no entanto, é uma aura mais mecatrônica ao redor e ao longo das composições.

Se resgates de elementos do passado é uma prática comum da nossa década, é interessante como Four Tet decidiu trabalhar isso de uma forma tão robótica justo em um ano em que Daft Punk fez tanto barulho com seu “movimento” Give Life Back to Music. É o tipo de som que pode funcionar em algumas pistas e, se você ouvir uma música ou outra, pode até ser bastante agradável. Mas apreciar muito seus intermináveis 40 minutos requer uma boa vontade que disco nenhum deve exigir.

Four Tet – Beautiful Rewind (Álbum Completo)

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.