Resenhas

Joanna Gruesome – Weird Sister

Ponto de encontro entre Twee e Noise, o álbum de estreia do quinteto galês se mostra um ótimo exemplar do “fofo barulhento”

Loading

Ano: 2013
Selo: Fortuna POP!
# Faixas: 10
Estilos: Nu Gaze, Noise Pop
Duração: 28:28
Nota: 3.5
SoundCloud: /tracks/98697649
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fweird-sister%2Fid675

E se o Twee Pop se fundisse com o Noise, o que sairia desse encontro? Eu diria que um dos possíveis resultados desta mistura se encontra em Weird Sister, o potente disco de estreia do quinteto galês Joanna Gruesome. Com um som que passeia por caminhos do Punk, Indie Pop e Nu-Gaze, a banda pode ser considerada uma das netas da famosa fita C86, ao lado outros grupos como Wild Nothing, Yuck, The History of Apple Pie e Veronica Falls, para citar alguns.

Com guitarras muitas vezes frenéticas e uma bateria pulsante, muitas das faixas desta obra seguem a tradição do Punk ao encapsular muita energia e ótimas melodias em canções que mal ultrapassam os três minutos. Ainda que quase cacofônicas, as músicas do grupo seguem boas linhas melódicas, criando boas pontes e refrãos em seus poucos minutos. Uma receita explosiva e pegajosa, daquelas que grudam quase que instantaneamente na cabeça de qualquer ouvinte.

A volatilidade da obra faz com que suas faixas sejam quase sempre imprevisíveis. E você logo vai perceber o grupo gosta de alternar entre o barulho e momentos mais doceis (geralmente mais de uma vez) dentro de uma única faixa. A música de abertura, Anti-Parent Cowboy Killers, por exemplo, apresenta muito dessas oscilações bruscas (seja no vocal ou na parte instrumental). Mudanças rápidas em músicas realmente curtas podem fazer com o que ouvinte não consiga digeri-las completamente logo de primeira, perdendo alguns detalhes e sutilezas que serão ouvidos somente depois de repetidas audições.

Secret Surprise é outra que provavelmente vai passar por você como um borrão à primeira audição, mas certamente é uma das faixas que vale a pena ser olhada novamente procurando esses detalhes. O que não acontece em ocasiões mais Pop do disco, como seu principal single, Sugarcrush, e outras canções como Lemonade Grrrle Candy, faixas em que a facilidade Pop de Veronica Falls parece estar por todos os lados. Com doses do mais puro Noise, Graveyard e sua vibe Sonic Youth apresenta o lado mais incendiario do quinteto.

Tão volátil quanto à musicalidade do grupo, os vocais doces de Alanna McArdle se adéquam muito bem a estas variações. Note que ocasionalmente a moça grita, berra e deixa seu registro mais visceral em músicas surpreendentemente são descendentes do Twee.

Cáustico, o pequeno disco se esvai em menos de meia hora. Com apenas 10 canções, o primeiro passo de uma banda mostra que ainda há alguns pontos em sua produção a melhorar, mas que desde já mostra também um talento incrível em criar pequenas faixas incrivelmente pegajosas, por mais que muito barulhentas.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts