Resenhas

BANKS – London

Contando com grandes nomes de apoio em sua produção – de TEED a SOHN – artista tem um princípio de carreira bastante coeso

Loading

Ano: 2013
Selo: Good Years Recordings
# Faixas: 4
Estilos: R&B, Synthpop
Duração: 17:05
Nota: 4.0
Produção: Totally Enormous Extinct Dinosaurs, Jamie Woon, Lil Silva, Sohn e Tim Anderson

Mesmo que BANKS seja um projeto liderado pela americana que lhe dá o nome, não me parece equivocado rotular seus encaminhamentos sonoros de “coletivos”. Afinal, foi justamente por conta dos fortes nomes dos colaboradores da moça que BANKS (a banda) começou a chamar a atenção.

Depois das faixas Fall Over e Warm Water, que contavam com a participação de Totally Enormous Extinct Dinosaurs e da colaboração com Lil Silva em Work, temos agora seu novo trabalho, London, de quatro faixas, que conta com os mesmos TEED e Lil Silva, além dos nomes de peso de SOHN e Jamie Woon. Após a excelente repercussão do single Before I Ever Met You, o EP, gravado em Londres no período de um mês, embora conte com tal diversidade de pessoas envolvidas, contém em sua brevidade indícios de um princípio de carreira bastante coeso.

London EP utiliza-se, basicamente, de uma sonoridade R&B nos vocais, que é sustentada numa camada delicada de sintetizadores de base, soando sempre – ora mais, ora menos – sombrios. O calor da potência vocal, climatizada contrastantemente com os timbres escuros dão um resultado interessante, do qual não se cansa tão facilmente, e, justamente pela curta duração do álbum, ficamos com a sensação de que gostaríamos de ouvir um pouco mais, o que é excelente para um material ainda naturalmente escasso.

Tais características sonoras – calor vocal e bases de Synthpop sombrios – nos deixam a impressão de que Banks poderia muito bem figurar ao lado de grandes e (relativamente) novos nomes do gênero, como Lykke Li e Grimes, embora sempre mantenha sua característica Soul própria, talvez mais ao lado de Ellie Goulding. De qualquer modo, todas boas referências.

Finalmente vindo a público depois de muitos anos procurando sua sonoridade própria, com planos de colaboração com XXYYXX para um futuro não muito distante e atualmente em turnê com The Weeknd, a artista aposta em grandes nomes para investir na própria carreira, e, ao que tudo indica, dá conta da responsabilidade.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Lykke Li, Ellie Goulding, Grimes
ARTISTA: BANKS
MARCADORES: Ouça, R&B, Synthpop

Autor:

é músico e escreve sobre arte