Resenhas

Fugazi – Live Series

Quase todos os shows durante os 16 anos de atividade da banda foram documentados em centenas de fitas, agora resmaterizadas e disponibilizadas para download, incluindo as históricas apresentações no Brasil em 1994 e 1997

Loading

Ano: 2011
Selo: Dischord
Estilos: Punk, Hardcore, Experimental
Nota: 4.0

Fugazi surpreende novamente. A banda formada em 1987, com 7 álbuns lançados, determinou um hiato indeterminado em 2003. Apesar de os integrantes se manterem ativos no mundo da música até hoje, os fãs sentem a falta da banda e de suas apresentações brilhantes.

Com seu som característico, derivado do punk, beirando o experimentalismo, pós-punk e tudo mais o que eles podiam incorporar ao som da banda, o Fugazi é um ícone da cultura underground até hoje. A banda é um exemplo a ser seguido, pois não me lembro de outra banda independente que conseguiu passar por todos os continentes, com ingressos dos shows a preços acessíveis (entre $5 e $7 dólares), e num esquema totalmente voltado ao “faça você mesmo”.

Pois bem, em 2011, a positividade e o DIY (do it yourself) da banda vem à tona, e sai o novo projeto do Fugazi. Não, não é uma reunião ou um disco novo, nada disso, mas sim um projeto inusitado, o Live Series, que consiste basicamente em divulgar para download toda a trajetória ao vivo da banda.

Ao longo da historia da banda, praticamente todos os mais de 1000 shows foram gravados, em áudio ou vídeo. Porém haviam sido “esquecidos” num closet por muito tempo, até 2011, com a consolidação do e-commerce da Dischord Records, selo independente de um dos vocalistas e guitarristas da banda Ian MacKaye, foi possível a viabilização de uma ideia, divulgar todos esses arquivos para os fãs. São centenas de fitas VHS e cassetes remasterizadas e disponibilizadas para download, com um preço à la Fugazi, $5 dólares cada. Para você fã número um que tem uma graninha sobrando, vale a pena o pacote de $500 dólares que te dá acesso ilimitado a todo esse acervo.

Inclusive as históricas apresentações no Brasil em 1994 e 1997 começaram a ser divulgadas, mas por enquanto apenas 4 dos mais de 10 shows que a banda fez por aqui foram divulgados.

Por enquanto, o projeto ainda está no começo, mas a todo vapor. Já foram disponibilizados 130 shows, porém é calculado por volta de mais 800 que serão disponibilizados com o passar do tempo, e além dos áudios e/ou vídeos desses shows também tem fotos e até flyers das apresentações. Se você teve a sorte de comparecer a algum desses concertos, e tem alguma foto, arquivo, etc, pode mandar para a Dischord para ser incorporado.

Loading

ARTISTA: Fugazi

Autor:

Vegetariano, rabugento, ouvindo e fazendo música