Resenhas

Fuck Buttons – Slow Focus

Retorno do duo eletrônico de Post-Rock após quatro anos de hiato é certeiro, atmosférico e intenso. Uma obra para ser escutada nos momentos certos.

Loading

Ano: 2013
Selo: ATP Recordings
# Faixas: 7
Estilos: Eletrônica, Post-Rock
Duração: 52:05
Nota: 3.5
Produção: Fuck Buttons

Intensidade parece ser a palavra chave no duo de música eletrônica, Fuck Buttons. Tudo parece épico, cinematográfico e excitante. A atmosfera criativa de ambos, foge dos usuais elementos da música sintética e os aproximam mais de um Post-Rock do que um Eletro, com certeza. Tanta vistosidade parece criar músicas que não são necessariamente coincidentes com qualquer momento do dia, mas que soam certos no ambiente certo.

A aura de Slow Focus é o peso da música sendo aplicado a noite, ou em lugar onde não se consegue muito bem distinguir as fases do dia. Tal constatação, como em um conto de terror, muda a aura de os habitantes de uma cidade, os deixando intensos e raivosos. É essa a sensação que temos ao escutar a introdutória Brainfreeze. Atônito, o ouvinte visualiza toda a situação imóvel, congelado. Year of The Dog é Sci-fi e é perfeita para ser escutada em velocidade, seja no metrô, carro ou bicicleta. Lembrando muito o disco que o Daft Punk fez como trilha-sonora para o último filme da franquia Tron, a faixa parece apresentar um mundo inédito a todos.

Vamos um pouco mais devagar com The Red Wing, uma espécie de Hip Hop roqueiro que pega um pouco da essência dos samples do falecido J. Dilla. O domínio do tempo é a figura central no duo, que sabe colocar texturas sonoras e elementos musicais nos momentos certos, e cada faixa parece seguir essa mesma estrutura que pode te levar a locais inesperados. Como a violenta perseguição que envolve Sentients, uma música industrial que lembra um filme de terror sendo feito em uma fábrica robotizada, ou na progressiva Prince’s Prize, momento mais inspirado nos videogames, algo entre Space Invaders e Gears of War. Tudo leva em consideração a rapidez e a sensação de se estar constantemente sem ar para respirar.

Todo esse clima de progresso cientifico de um futuro distante que parecia inundar os pensamentos dos mais jovens surge em Stalker. Nela podemos ver ou sentir claramente que tal visão é sempre assustadora, uma situação em que a evolução tecnológica ultrapassa o bem-estar, e o que vemos é o apocalipse de filmes como Blade Runner. Xidden Xs segue a metodologia da velocidade vista em faixas anteriores, mas aqui parecemos estar em constante câmera lenta, jogados na imensidão espacial e sem referencias para perceber o quão rápidos estamos.

O Post-Rock feito com computadores agrada, e se você é particularmente fã de música que te ambienta e não te responde os propósitos da vida, esta é a sua praia. O único porém é se ver diante de uma mundo ainda inexistente na realidade e visto somente em sonhos ou filmes, uma atmosfera fictícia que persegue toda a obra e pode cansar que espera uma variação temática. A longa duração de todas as faixas também expulsa os marinheiros mais imediatistas mas compensa os persistentes e que querem levar a vida devagar, mesmo que seja com uma música progressivamente veloz.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Aphex Twin, Mogwai, Daft Punk
ARTISTA: Fuck Buttons

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.