Resenhas

Milo – Cavalcade

Em sua nova mixtape, o rapper se perde ao tentar trazer tantas novidades, mas ainda assim consegue criar ótimas faixas

Loading

Ano: 2013
Selo: Hellfrye Club
# Faixas: 7
Estilos: Rap, Hip Hop
Duração: 30:50
Nota: 3.0
Produção: Riley Lake
SoundCloud: /tracks/98427037

Com um bom par de EPs (Things That Happen At Day e Things That Happen At Night) lançado no começo do ano, o rapper Milo surge com mais um projeto que se blinda com o melhor destas obras (boa sequência de batidas, as temáticas nerds e a produção como um todo). Porém, em Cavalcade parece, haver mais do que uma simples repetição do que já deu certo, certa evolução a partir do que foi apresentado no começo de 2013.

Muitos dos elementos vistos até então são melhorados e o uso de diversos samples consegue deixar o fundo para as rimas do rapper ainda mais atrativas, porém gerando causando também um efeito curioso: no meio de tanta coisa acontecendo, prestar atenção no todo se torna difícil. Em alguns momentos muitas das batidas ganham tons psicodélicos e cheios de cores (e geralmente, nestes momentos são os samples de faixas do grupo America que conduzem faixas). Logo na primeira canção, Geometry and Theology, já podemos notar isso com os recortes de A Horse Whith No Name constantemente dialogando com as letras do músico.

Outros elementos que constantemente aparecem neste EP são as inserções de diálogos e recortes de filmes se infiltrando e compondo partes interessantes das faixas; além disso, uma segunda camada com o vocal processado (algo perto da voz do esquilo Alvin, da franquia Alvin e os Esquilos) rimando juntamente com a voz do rapper – dois elementos que aparecem em peso também desde a primeira canção de Cavalcade. Para não perder o costume, Milo apresenta suas letras cheias de dúvidas, insegurança e confusão sendo compostas basicamente por diversas referências à filosofia, linguística e temas da cultura Pop como um todo.

Red Oleanders é outra faixa a juntar muitos destes elementos. Além da participação do rapper Busdriver, a canção ainda conta com uma colagem de um dialogo de filme, e mais alguns samples e batidas bem arquitetados, mas que tem como efeito colateral oferecer elementos demais ao ouvinte. Ainda que essas construções sejam “bagunçadas”, elas são bem coesas e muitas vezes parecem linkar uma a outra – o que gera a sensação de continuidade entre as faixas.

A partir daí o músico continua sem grandes novidades a apresentar suas letras e esse novo estilo na produção. Samples como Offspring Are Blank, do mais recente disco do Dirty Projectors, é visto em Ba Al Chiliagon Swords; a quase instrumental I Am Am, brinca com recortes de Tom’s Dinner, da Suzanne Vega, e Need You, do America , enquanto adiciona vários efeitos psicodélicos que se entrelaçam. Fechando a obra Ecclesiastes apresenta mais uma dessas aventuras em que Milo se mete para trazer novidades ao disco. Com um ritmo mais pausado, a batidas são acompanhadas por inserções de um leve timbre de violão e muitas texturas.

Essa tentativa de se aventurar mais na produção, fez de Cavalcade uma mixtape ousada, mas também esparsa demais. A forma econômica de apresentar elemento, como em Things That Happen At Day, fez falta aqui e saber dosar os elementos introduzidos neste EP certamente tornará sua próxima produção mais amigável ao ouvinte.

Loading

ARTISTA: Milo
MARCADORES: Hip Hop, Rap

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts