Resenhas

Jimmy Eat World – Damage

Um dos grupos que se destacou no auge do Emo, volta com um disco simples e bom, que agradará a novos e a antigos fãs da banda

Loading

Ano: 2013
Selo: RCA
# Faixas: 10
Estilos: Emo, Guitar Pop, Rock Alternativo
Duração: 37:45
Nota: 3.5
Produção: Alain Johannes
SoundCloud: /tracks/91007022
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fdamage%2Fid636268673

Houve uma vez um grupo de bandas que clamou o adjetivo “emo” para si. Eram formações americanas dos anos 90, que pegavam emprestado algum DNA pulante do Punk californiano, misturava com letras sentimentais sobre fim de relacionamentos e moldava tudo com um revestimento sonoro de guitarras competentes o bastante para conferir alguma relevância a algumas dessas bandas. Havia gente respeitável, como Saves The Day, Taking Back Sunday, Dashboard Confessional ou o badaladinho Death Cab For Cutie todos em seus primeiros trabalhos, ainda tateando um terreno musicalmente desconhecido. Talvez a banda com mais foco e talento dentre essa galera tenha sido o Jimmy Eat World.

Deram as caras nas prateleiras nacionais em 2001 com o terceiro disco, Bleed American e, infelizmente, foram amealhados por gente lamentável como NX Zero e congêneres e totalmente mal entendidos. O lance desse pessoal sempre foi fazer o que se chamava de guitar pop, ou seja, músicas com versos de amor, instrumental enxuto e algum peso intrínseco. O marco zero dessa sonoridade é Clarity, o segundo álbum do JEW, lançado em 1999. O grupo permaneceu na ativa ao longo do tempo, com dignidade e bons discos lançados. Damage é o oitavo da carreira, produzido por Alain Johannes, que já pilotou estúdios para Arctic Monkeys e Queens Of The Stone Age.

Com a capacidade de compor pequenos tratados sobre o amor dessa geração 00, o vocalista Jim Adkins continua em forma. Sua pena envelheceu como ele e como sua própria geração, conferindo um senso de veracidade a canções como I Will Steal You Back, a faixa-título ou Book Of Love, todas dando a impressão de que são consequências naturais dos esboços de outrora, nos diários de adolescentes lá do fim do século passado. A parte musical não é deixada em segundo plano, igualmente vivenciando evolução para uma forma mais muscular de Rock, menos frívolo ou inocente, chegando a uma sonoridade que não agride os ouvidos, mas não é exatamente plácida. Guitarras e sutis intervenções de teclados estão por toda parte, convivento com baladinhas protocolares como Please Say No e Byebyelove, que não chegam a deixar escorrer sacarina viscosa das suas caixas de som/fones de ouvido.

Quem é fã do JEW certamente abraçará Damage sem problemas. Se você nunca ouviu falar da banda, essa é uma boa oportunidade para entrar em contato com essa sonoridade simples e legal.

Jimmy Eat World- I Will Steal You Back

Loading

Autor:

Carioca, rubro-negro, jornalista e historiador. Acha que o mundo acabou no meio da década de 1990 e ninguém notou. Escreve sobre música e cultura pop em geral. É fã de música de verdade, feita por gente de verdade e acredita que as porradas da vida são essenciais para a arte.