Resenhas

Dan Croll – From Nowhere EP

O primeiro registro do músico inglês cumpre as expectativas, mas não surpreende quem já o acompanhava desde o inicio de sua carreira

Loading

Ano: 2013
Selo: Independente
# Faixas: 5
Estilos: Indie Pop, Pop,
Duração: 16:15
Nota: 3.5
Itunes: http://clkuk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Ffrom-nowhere-remixes-ep%2

Os meses de espera para ver o que seria da primeira obra de Dan Croll finalmente acabaram. Intitulado com seu maior single, o EP *From Nowhere** é um compilado de cinco canções, sendo duas delas já conhecidas, mais duas inéditas e um remix da faixa-título, que cumpre as expectativas, mas não surpreende quem já acompanha o trabalho do inglês há algum tempo.

Os dois singles já conhecidos apresentam a riqueza de seu trabalho ao amalgamar tendências do Pop a outras tantas elementos do Folk, Rock Alternativo, Música Eletrônica e Experimental. A abertura do EP fica por conta da canção que o batiza. From Nowhere apresenta uma ótima melodia Pop, combinada a uma boa percussão, marcado pela quebra constante de ritmo de caixa e chimbal e pelo uso de teclado e texturas eletrônicas. Wanna Know traz mais uma vez o uso do teclado, desta vez simulando o timbre de um órgão, e a parte rítmica bem orquestrada, porém desta vez diminuído a cadência. Nesta faixa Dan aposta em elementos mais orgânicos, como o violão e violinos que aparecem ocasionalmente.

Compliment Your Soul, a primeira das novidades do EP, é criada em grande parte com os elementos orgânicos de Wanna Know. Os violões são acompanhados pela percussão quase caribenha e uma ou outra inserção eletrônica. Sua voz também se molda aos novos atributos de sua música, a deixando mais leve, mas ao mesmo tempo mais Pop. Only Ghost segue também este rumo, porém se guiando pelo Folk. Para uma faixa de quase três minutos, ela consegue variar bastante dentro de si, construindo momentos que lembram alguma faixa retirada do Helplessness Blues, do Fleet Foxes, embora abrace ritmos mais dançantes em radiofônicos em grande parte de sua extensão.

A, talvez, única surpresa fique por conta do remix ao fim do EP. Sem adicionar nada à faixa original e sem conseguir apresentar a mesma consistência vista até aqui, esse parece ser o deslize de Dan em sua primeira obra. Ainda assim é uma ótima estreia, conseguindo êxito em grande parte das faixas e apontando para primeiro disco do inglês, que como o mesmo já revelou em uma entrevista recente, seguirá neste mesmo caminho.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: f y f e, Haim, Los Campesinos!
ARTISTA: Dan Croll
MARCADORES: Indie Pop, Pop

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts