Resenhas

Mogwai – Les Revenants EP

Banda escocesa compõe um curto e belo EP para uma série francesa e traz uma atmosfera sonhadora e mística para os ouvintes

Loading

Ano: 2013
Selo: Rock Action
# Faixas: 4
Estilos: Instrumental, Post-Rock
Duração: 12:48
Nota: 3.5
Produção: Mogwai

Música instrumental é um gênero corajoso, diante de um mundo acostumado com letras para as melodias. Estar no palco, em uma gravação e conseguir transmitir tanto o sentimento como uma atmosfera é algo admirável e que deve ser aplaudido quando bem realizado. Posso afirmar que o show do Mogwai no ano passado foi uma das coisas mais lindas que tive a chance de ver, e senti naquele momento uma conexão direta entre artista e espectador. Neste curto EP, Les Revenants, feito para uma série de TV francesa, a banda continua fazendo o que sabe de melhor, se expressar através de seus instrumentos.

A história desta série televisa tem as suas origens em um filme francês de mesmo nome, Les Revenants, e aborda um fenômeno único e místico em uma pequena cidade montanhosa na França. Nela, os mortos voltam à vida, mas tampouco lembram de terem falecido. Para eles, a existência pausou naquele momento do apagar das luzes, como em um coma, e agora despertos tentam voltar à sua vida habitual. Conflitos existem devido a não só a readaptação dos mortos, mas a de seus parentes, os quais após tanto tempo tentam viver novamente sem o ente querido. Em pouco mais de quatros canções, Mogwai soube explorar bem esta atmosfera, e mesmo quem nunca a viu pode capturar os momentos vivenciados na telinha.

Wizard Motor surge aos poucos no inconsciente do ouvinte e o leva para dirigir por estradas sinuosas em que o precipício está a centímetros de distância. O caminho, no entanto, não parece perigoso e a rota leva quem está dirigindo a despertar, assim como os mortos, de uma pausa. Acordar para se arriscar a viver aquele sonho, desejo esquecido. Soup é curta, melancólica através de seu baixo melódico. Penitência, luto para aqueles que estão um pouco menos vivos após a morte de um grande amor.

The Huts é misteriosa, combina muita bem com uma cena de investigação. O que está acontecendo? Quem são essas pessoas que voltaram à vida? Por quê? Perguntas e não respostas, ecoam quando escutada. The Messiah Needs Watching é o melhor momento do trabalho. Uma música sonhadora, com um teclado tocado delicadamente e que traz uma intensa paz quando escutada. Os problemas desaparecem, a vida parece simples diante de um milagre que é de um pai, irmão, tio, voltar a vida. Realmente linda.

Apesar de específico (o EP faz parte da trilha-sonora da série), este trabalho consegue se desvincular de sua fonte e trazer ao mesmo tempo ambientes e atmosferas tangíveis ao ouvinte, algo que Mogwai está cansado de fazer em sua grande carreira. Em mais um belo trabalho,a banda não decepciona e captura a essência da música: transmissão de sentimentos.

Loading

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.