Resenhas

Princess Nokia – A Girl Cried Red

Nova mixtape traz referências Emo junto ao domínio de batidas Hip Hop

Loading

Ano: 2018
Selo: Rough Trade
# Faixas: 8
Estilos: Emo, Hip Hop, Trap
Duração: 20:12
Nota: 3.0

Destiny Frasqueri decidiu não se limitar a uma persona em suas composições. Conhecida principalmente pelo nome de Princess Nokia, a rapper e produtora nova iorquina criou personagens diferentes para expressar as diversas naturezas de seus sentimentos, desde as experimentações dentro do Hip Hop com aquele nome, até uma mistura mais suave e empoderada com o R&B sob o nome de Destiny.

Parte desta riqueza criatividade ficou clara em seu último disco 1992 Deluxe, um trabalho que surpreendia por unir em um mesmo contexto canções tão diferentes, porém criando um diálogo claro entre as partes. Dois anos após o disco, Destiny retorna com uma mixtape que, apesar de tímida reforça seu universo nos introduzindo uma face pouco conhecida da complexa criação que é Princess Nokia.

Com o nome tirado da música The Robot With Human Hair, do grupo de Post-Hardcore Dance Gavin Dance, A Girl Cried Red introjeta em seu repertório uma parcela da música Emo. Apesar de uma mistura inusitada e já explorada por nomes como Lil Peep e XXXTENTACION, Destiny faz questão de deiar clara a importância do gênero para sua construção, principalmente na capa na qual ela veste uma camiseta de Slipknot com maquiagem pesada típica do New Metal 2000.

As batidas do Hip Hop ainda estão presentes, mas as melodias tem referências mais sofridas e tomam um espaço maior do que o flow das rimas. A temática das letras é bastante pessoal e, contrário ao estereótipo criado, o aspecto depressivo vem apenas para ser superado, resultando em um sentimento de esperança sobre a superação deste quadro clínico.

Todo este caminho de superação é construído pelas oito faixas. A faixa Flowers and Rope deixa este dois símbolos lado a lado enquanto entoa uma batida animada com violões que acompanham uma espécie de canção de acampamento. For The Night, mais próxima do Trap, não nega seu talento para o Hip Hop mas também questiona o quão longe a fama a levou de seus amigos. Look Up Kid talvez seja a canção mais Emo, com acordes tensos e linha rítmica acelerada, uma referência sugestiva a Dance Gavin Dance. A solidão também é presente durante boa parte do registro, tendo seu ápice em Morphine, um questionamento incessante sobre o sentimento. Por fim, em acordes “frusciantianos”, Princess Nokia faz um compilado de referências dos anos 2000, não apenas do Emo, mas do Hip Hop, Pop Rock e R&B.

A Girl Cried Red é mais uma prova da rica experiência que é escutar Princess Nokia, nos surpreendendo ao colocar referências cada vez mais inusitadas e íntimas. É uma boa extensão para aqueles que já reproduziram 1992 Deluxe incessantemente e, certamente, nos mantém ainda mas curiosos pelos futuros registros.

(A Girl Cried Red em uma faixa: Little Angel)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Lil Peep, Kevin Abstract, Little Simz
MARCADORES: Emo, Hip Hop, Trap

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique