Resenhas

Chábazz – Umano Demasiado Humano

Rapper de Jundiaí fala sobre a crise dos meios sociais e liberdade das razões em EP

Loading

Ano: 2017
Selo: Sound Food Gang
# Faixas: 10
Estilos: Hip Hop
Duração: 25'
Nota: 3.5
Produção: Raphael Errea, Ricardo Rinnegan, Koreia Mori, niLL, Yago Rasengan

Em seu mais famoso livro, Assim Falou Zaratustra, Nietzsche explora o conceito de super-homem que, resumidamente, pode ser entendido como o homem que procura superar a si mesmo a todo tempo. Contudo, é em outro livro do autor alemão que Chábazz retirou o nome para o novo EP, Umano Demasiado Humano.

Outra semelhança com o filósofo se dá por suas características céticas, que buscam fugir do óbvio e conquistar uma identidade particular. Na quinta faixa, Alter Ego, isso fica nítido: em um beat mais lento sampleado da canção Decode, da banda Paramore, há uma ambientação única que se destoa do que é considerado “clássico” no Rap brasileiro. Essa vontade e coragem de criar algo diferente soa quase como um grito.

Apoiado no Vaporwave e com uma mãozinha Lo-Fi do Hip-Hop dos anos 1990, o disco cria uma proximidade com o ouvinte envolvendo a crise dos meios sociais e a liberdade das razões. Além disso, o rapper de Jundiaí também aposta em uma grande bagagem de referências da cultura oriental e mescla muito bem com a temática do EP. Em Bruxismo e Deus da Calamidade, por exemplo, ele cita Vegeta e Bibidi de Dragon Ball Z, Shinigami (Deus da Morte ou espírito da morte), Noragami (série de mangá), sem deixar de lado os espíritos livres do filósofo: “Falo em liberdade/Eles prendem libertários/Falo em libertários/Eles matam liberdade”. Com o beat criado por niLL (O Adotado), Sabotagem, por sua vez, dá um choque de realidade sobre tempos de atuais com uma mensagem positiva para trilhar seus próprios caminhos, acreditar e viver.

Chábazz conseguiu alcançar Zaratustra e superar a si próprio? Fazer um trabalho tão consciente do contexto atual e ainda não ter medo de usar referências não usuais podem ser consideradas como passos de evoluções. Ouça e conheça o super-Chábazz.

(Umano Demasiado Humano em uma música: Bruxismo)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Makalister, Yung Buda, niLL
ARTISTA: Chábazz
MARCADORES: Hip Hop