Resenhas

LCD Soundsystem – american dream

Grupo retorna em forma e arma uma festa melancólica para as crises de meia idade

Loading

Ano: 2017
Selo: DFA, Columbia
# Faixas: 10
Estilos: Indie Eletrônico, Art Rock, Dance Punk
Duração: 68:38
Nota: 4.5
Produção: James Murphy

2017 é um marco para a música Indie na medida em que muitas bandas icônicas do estilo, que floresceu na virada do milênio, retornam com trabalhos expressivos. Este é o caso de, vejamos, Broken Social Scene, Grizzly Bear e Dirty Projectors, para citar alguns exemplos contundentes entre muitos outros possíveis. Agora é a vez de LCD Soundsystem, fenômeno musical que ressucita com a chegada de american dream, o quarto álbum de sua discografia.

Diferentemente da maioria das bandas que tiveram o apogeu em meados de 2000, no entanto, o projeto liderado por James Murphy encerrou as atividades deliberadamente após a chegada de This Is Happening (2010). Para comemorar o fim, a banda planejou um grande show de despedida, que aconteceu no Madison Square Garden, em Nova York. O evento, de quase quatro horas de duração, transformou-se em um álbum ao vivo – um box de cinco vinis – chamado The Long Goodbye: LCD Soundsystem Live at Madison Square Garden. De toda a simbologia contida nesta ocasião, a que mais chama a atenção seja o fato sublinhado de que Murphy tem, de fato, um talento especial na hora de fazer festa com sua melancolia.

Sempre foi assim, e é da mesma forma também com este american dream – assim mesmo, em minúsculas -, uma celebração articulada em midtempo sobre as crises de meia idade. São muitas as bandas que cantam com desgosto o sonho americano que não se realizou. A via de LCD Soundsystem, no entanto, é muito particular, pois não é a da contemplação, e sim a do cidadão sobrecarregado de informação piscante dos letreiros da quinta avenida, com a cabeça latejante de ressaca moral.

american dream segue a fórmula Eletrônica do grupo, inclinada ao Art Rock. Aqui, no entanto, sobressai uma influência Post Punk (ou Disco Punk, ou Dance Punk, dependendo do ângulo sob o qual se olha). Existem traços distintos – e muitas referências assumidas – vindos de Talking Heads, Gang Of Four e David Bowie. Tudo isso para falar de luto, arrependimento, rusgas profissionais e outras amarguras protocolares. american dream é aquele gole musical bem dado de um old fashioned nas mágoas entaladas na garganta.

LCD Soundsystem retorna, com american dream, em forma. O álbum avança no seu próprio tempo até que uma profusão envolvente de camadas sonoras tenha hipnotizado o ouvinte. New York I love you but you’re bringing me down, cantava o vocalista em uma das faixas mais icônicas do grupo. De lá para cá, pouco parece ter mudado… ainda bem.

(american dream em uma música: american dream)

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte