Resenhas

Daniel Caesar – Freudian

Jovem cantor canadense brilha com sua voz polida e afiada em álbum de R&B

Loading

Ano: 2017
Selo: Golden Child
# Faixas: 10
Estilos: R&B, Gospel
Duração: 44:47
Nota: 3.5
Produção: Alex Ernewein, Daniel Caesar, Jordan Evans, Jordon Manswell, Matthew Burnett, Riley Bell

Daniel Caesar é o dono da voz polida e afiada – “e que voz, amigos” – que brilha em Freudian, este que é o primeiro álbum completo do artista. Caesar tem apenas 22 anos de idade, e vinha preparando o terreno para sua estreia com alguns EPs distribuídos nos últimos anos. Nesse meio tempo, o cantor lançou Get You, faixa que explodiu a marca das dezenas de milhões de streamings e catapultou o nome do artista mundialmente.

Get You é o carro chefe de Freudian: é a faixa que abre o trabalho, a que soa mais bem acabada e a que dita o terreno das que vem a seguir. O mote de Caesar é o R&B misturado ao Gospel, no qual a sexualidade aflorada tem a ver com o sentimento de benção, e a transcendência espiritual acontece na cama. As letras dificilmente ultrapassam as declarações de amor mais explícitas, enfiando um pé no romantismo cafona sem medo de ser feliz.

Alguns versos que exemplificam esta inclinação são “Everything I need’s between those thighs (…) Every time I get a bit inside I feel it” em Get You, “When we wake up and then we make love it makes me feel so nice” em Best Part e “Pussy so good it sets me on fire” em Hold Me Down. No meio de campo, existem citações melódicas à clássicos de R&B (é o caso de Kirk Franklin em Hold me Down, por exemplo), enquanto as parcerias escolhidas são feitas majoritariamente de vozes femininas – Kali Uchis, Syd e H.E.R. entre elas -, que proporcionam uma camada extra de glacê para as já adocicadas músicas.

Afinal, Freudian tem pouco, ou nada, de freudiano: aqui o amor corre solto, completamente livre de neuroses. A declaração à própria mãe na faixa-título, aliás, é de uma afetuosidade completamente saudável. No final das contas, problematizações são o que menos importam por aqui. O álbum é uma homenagem ao R&B, com fortes acentos vindos dos anos 90, e é no campo dos timbres e das melodias, – com destaque, é claro, para a voz de Ceasar que brilha em ambos -, que este se estabelece. Freudian seja, talvez, a obra mais bem resolvida a já levar esse título.

(Freudian em uma música: Get You)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Terrace Martin, Syd, Frank Ocean
ARTISTA: Daniel Caesar
MARCADORES: Gospel, Ouça, R&B

Autor:

é músico e escreve sobre arte