Resenhas

Repetentes 2008 – Boulevard Internacional EP

Projeto de Gabriel Guerra (Séculos Apaixonados) se inspira em videogame para novo compacto

Loading

Ano: 2017
Selo: Future Times
# Faixas: 4
Estilos: House, Fusion, Game Music
Duração: 18"
Nota: 3.5
Produção: Gabriel Guerra

Repetentes 2008 é o nome de mais um dos projetos do sempre prolífico músico carioca Gabriel Guerra (ou simplesmente Guerrinha), artista por trás de bandas como Séculos Apaixonados, Crusader de Deus e a extinta Dorgas ou ainda conhecido por ser um dos fundadores do selo eletrônico 40% Foda/Maneiríssimo.

Para este novo compacto, Guerrinha exercita seu lado de produtor de música Eletrônica, mas sem perder de vista seu lado experimental como músico. O registro de apenas quatro faixas mistura as idiossincrasias de sua cabeça super criativa com elementos da música Eletrônica oitentista, bebendo de fontes Yellow Magic Orchestra ou New Order, além dos videogames. Sim, música de/para videogame.

Não vai demorar para você perceber que jogos dos anos 90/2000 e suas trilhas clássicas desempenham um grande papel em Boulevard Internacional EP. Veja bem, não é um Chip-Tune (ou 8-bit music, criada a partir de antigos chips de som de videogames antigos), mas música inspirada em uma época específica da história dos jogos eletrônicos. Trilhas de OutRun, Sonic e outros clássicos da Sega, podem nem ser a inspiração, mas servem como comparação para o que é alcançado aqui – sem as limitações tecnológicas impostas pela memória de um cartucho.

O resultado é divertido e instigante, algo que deixa a mão dos jogadores coçando para pegar um controle e sair controlando um emaranhado de pixels numa tela e deixa para os ouvintes uma impressão de estar de frente com algo novo, por mais que soe antigo. Um exercício interessante para quem ouve é talvez imaginar a que jogo esse EP poderia servir como trilha ou mesmo criar um game imaginário para essa breve coleção de músicas.

(Boulevard Internacional EP em uma faixa: Boulevard Internacional)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Alternadores
MARCADORES: Fusion, Game Music, House

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts