Resenhas

Lorde – Melodrama

Artista ruma ao mainstream da música Pop com fábula hedonista e melancólica

Loading

Ano: 2017
Selo: Lava, Republic
# Faixas: 11
Estilos: Pop
Duração: 40:58
Nota: 4.5
Produção: Lorde, Jack Antonoff, Jean-Benoît Dunckel, Flume, Frank Dukes, Kuk Harrell, Joel Little, Malay, S1, Andrew Wyatt

Ella Marija Lani Yelich-O’Connor é uma artista neozelandesa que ataca também pelo codinome Lorde. A cantora, desde o seu álbum de estreia, Pure Heroine (2013), vem trilhando um caminho de sucesso comercial em direção ao topo do mundo da música Pop. Melodrama, seu segundo trabalho, ajuda a diversificar o discurso engessado da música mainstream incorporando elementos alternativos ao padrão do gênero musical.

Melodrama chega quando a artista acaba de ultrapassar a marca dos vinte anos, ou seja, é uma fábula dramática – como seu nome já denuncia – vista sob a perspectiva de alguém que acabou de perder o primeiro grande amor e começou a frequentar as primeiras festas. Lorde, afastando do fascínio que tinha por coisas elegantes e aristocráticas de sua estreia, mergulha no hedonismo sem medo de ser infeliz – com o perdão do trocadilho.

Ao lado de Jack Antonoff (músico que atua nos projetos fun. e Bleachers, e já produziu nomes como Taylor Swift) a artista cria um universo torto, inebriado por sintetizadores graves e baladas anti-românticas no piano, construído a volta do timbre grave e aveludado de sua voz. A música de Lorde é possibilitada pelas incursões que Katy Perry tem feito com a música Pop no imaginário adolescente, pela pujança das composições românticas de Adele, e pelas vias tortas do Pop abraçado por artistas como Rihanna: um panorama que tem transformado a melancolia associada ao hedonismo na palavra de ordem da nova geração.

Melodrama não falha em sua fórmula mágica: todas as faixas entregam refrãos chicletentos que grudam na cabeça, mas os subverte com uma estrutura pouco convencional, fora dos padrões estandartizados da música feita “para tocar no rádio”. Quem ganha é o ouvinte, e (por que não?), a música Pop.

(Melodrama em uma música: Writer in The Dark)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: katy perry, The Weeknd, Adele
ARTISTA: Lorde
MARCADORES: Ouça, Pop

Autor:

é músico e escreve sobre arte