Resenhas

Snoop Dogg – Neva Left

Músico traça uma retrospectiva do seu trabalho em faixas inéditas

Loading

Ano: 2017
Selo: Doggystyle, Empire
# Faixas: 16
Estilos: Hip Hop, Gangsta Rap
Duração: 61:17
Nota: 4.0
Produção: Snoop Dogg, Dr. Evo, DJ Battlecat, Musik MajorX, League Of Starz, Rick Rock

Do alto de seus vinte e cinco anos de carreira, o rapper norte-americano Snoop Dogg resolveu que é hora de traçar uma retrospectiva de sua trajetória musical. Neva Left, seu décimo quinto disco, é uma merecida homenagem do artista à suas diversas facetas ao longo das últimas décadas.

Embora nos últimos anos a figura pública de Cordozar Calvin Broadus, Jr., o Snoop Dogg, tenha transformado-o em uma celebridade que brilha atuando em filmes, apresentando programas de TV ou tentando emplacar memes em sua conta do Instagram, Neva Left traz em seu título a afirmação de que esta não é necessariamente uma volta triunfal do artista, uma vez que este nunca abandonou a música.

Basta olhar para seu currículo e perceber que Snoop Dogg manteve um ritmo homogêneo de lançamentos desde sua estreia, Doggystyle, que aconteceu lá em 1993. No entanto, é difícil não imaginar Neva Left como um momento de retomada de foco do artista no Rap. A faixa título explode com um ar ensolarado pela nostalgia dos anos 90, trazendo o conhecido sample de C.R.E.A.M. (a faixa mais famosa do coletivo Wu-Tang Clan), nos transportando imediatamente para uma época dourada do Hip Hop. A partir daí, a playlist procura levar o ouvinte para diversos momentos das décadas passadas do estilo, marcadas pelo Pop, pela contaminação de ritmos latinos dos anos 2000, pela Eletrônica Trap e assim por diante.

A postura de gângster que Snoop Dogg assume contrasta com o ritmo relaxado de sua voz, como podemos observar em Go On, música que remete a Beautiful, e à figura do artista sentado nas escadarias de Selarón no Rio de Janeiro ao lado de Pharrell. Este também é o caso da faixa 420 (Blaze Up) que agora coloca Snoop Dogg, um dos maiores advogados do uso da maconha no mundo da música, agora em uma posição inédita com a legalização da erva nos Estados Unidos. Lavender, por sua vez, com produção de BadBadNotGood e Kaytranada tenta alinhar o músico com os ares sombrios do gênero na contemporaneidade.

Em Neva Left Snoop Dogg flui tranquilamente em um álbum, de acordo com as palavras do próprio, despretensioso. É uma reunião de faixas bem produzidas que servem como um panorama nostálgico de sua obra enquanto também promove uma retomada de foco em sua carreira musical.

(Neva Left em uma música: Neva Left)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Ice Cube, Dr. Dre, Tupac
ARTISTA: Snoop Dogg
MARCADORES: Gangsta Rap, Hip Hop

Autor:

é músico e escreve sobre arte