Resenhas

Buddy – Ocean & Montana

Produção de Kaytranada ofusca versos do rapper

Loading

Ano: 2017
# Faixas: 5
Estilos: Hip Hop, Rap
Duração: 16'
Nota: 3.5
Produção: Kaytranada

O rapper Buddy, mais uma cria de Compton (cidade na Grande Los Angeles que deu ao mundo nomes como Kendrick Lamar e Dr. Dre), convidou Kaytranada, um dos produtores mais requisitados desta nova geração, para comandar seu EP Ocean & Montana, uma escolha certeira para a garantia de um bom trabalho, porém, ironicamente, equivocada se a ideia era seus versos brilharem mais do que a cama instrumental por baixo deles – o que parece bastante óbvio em um trabalho de Rap ou Hip Hop.

Acontece que Buddy, que vem sendo tratado como um dos nomes mais promissores do estilo há alguns anos, ainda parece ser um rapper “em formação”, apresentando um trabalho sempre bom, mas não necessariamente ótimo. Ele cumpre bem sua função de traduzir sua realidade em tempo (o hoje) e espaço (a cena californiana na qual está inserido), versando sobre drogas, família e até Rihanna de maneira honesta e sempre autobiográfica – ele conta sempre sobre seu passado e sobre o futuro que gostaria de viver.

Em sua voz, no entanto, falta alguma qualidade mais carismática – se ele não pode mudar seu timbre, que encontre novas maneiras de usá-lo (e é justamente por isso que Guillotine acaba sendo a melhor faixa do EP, já que apresenta diferentes nuances de seu vocal). Isso ajuda a distrair o ouvinte, que acaba sendo seduzido pelas batidas, efeitos e timbres que Kaytranada usou ao fundo dos versos, seja aproximando o rapper das tendências caribenhas da Eletrônica e EDM em World of Wonders ou em universo próximo a House e Disco em Love or Something.

É como ver um filme no qual você até torce para o protagonista, mas quer mesmo é ver o coadjuvante em cena. Você sai satisfeito, mas sente que algo não está assim tão certo. A seu favor, está a curta duração, que faz com que qualquer curioso sobre Ocean & Montana ouça o dico sem hesitar. No fim das contas, porém, você sente Buddy passando a coroa (ou o microfone) para o produtor.

(Ocean & Montana em uma música: Find Me)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Drake, Vince Staples, Jeremih
ARTISTA: Buddy, Kaytranada

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.