Resenhas

Maggie Rogers – Now that the Light is Fading

EP inaugura nova e celebrada fase na carreira da cantora

Loading

Ano: 2017
Selo: Debay Sounds LLC/Capitol Records
# Faixas: 5
Estilos: Pop, Pop Alternativo, Pop Eletrônico
Duração: 17'
Nota: 3.5

Veja só que curioso Maggie Rogers batizar de Now That the Light Is Fading (“Agora que a luz começa a desaparecer”, em tradução livre) o primeiro EP após a atenção que teve com o hit Alaska, que fez seu nome começar a brilhar por vários cantos do planeta atentos à música Pop fora do mainstream. Ao recebermos a informação que, aos 22 anos, a artista norte-americana, antes do single, já havia lançado três álbuns inteiros dedicados ao som Folk, fica mais fácil entender a ideia da luz natural do dia que começa a ir embora para acendermos as lâmpadas artificiais – uma metáfora simples para a transição do orgânico para o sintético que sua música passou.

A primeira das cinco faixas faz as vezes como ponte entre os dois momentos: Color Song, cujo verso de abertura dá nome ao disco, traz apenas a voz multiplicada da cantora acompanhada de ruídos da gravação e de sons da natureza. É como se ela estivesse à porta contemplando o próximo passso, absorvendo a trajetória que o próximo passo concretizará. Não à toa, todas as músicas trazem figuras de outros cenários e paisagens, como o oceano, geleiras, estradas ou mesmo o “lugar aonde você sempre vai” (do refrão de On + Off).

Se isso pode ter a ver com o momento de vida de quem tem vinte e pouquinhos anos, existe também a hipótese de ser consequência de sua jornada com a música até agora – não é nada fácil lançar três álbuns de maneira independente e não desistir. É aí que a sonoridade Pop e Eletrônica vem como o GPS que guia o otimismo de Dog Years ou Better – que encerra o EP como um mantra esperançoso para o que o futuro trará.

Mais do que uma página que precise ser virada para que comece um novo capítulo, Now that the Light Is Fading parece o prólogo de um novo livro e apresenta a personagem Maggie Rogers como uma artista que sabe se reinventar e que merece todos os títulos de “aposta” que recebeu nos seis meses que antecederam o disco, assim como ver seu nome brilhando em neon no meio da noite que abriga o conteúdo romântico e levemente dançante de suas canções.

(Now that the Light Is Fading em uma música: Alaska)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Nelly Furtado, Låpsley, Lorde
ARTISTA: Maggie Rogers

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.