Resenhas

Foxygen – Hang

Duo entrega tratado sobre a nostalgia norte-americana

Loading

Ano: 2017
Selo: Jagjaguwar
# Faixas: 8
Estilos: Folk Psicodélico, Americana
Duração: 32
Nota: 4.0
Produção: Trey Pollard, Matthew E. White

O texto do release de Hang, o quinto álbum da banda californiana Foxygen, não fala sobre o álbum em si. Ao invés disso, prefere narrar uma cena em que dois moleques estão sentados no canto de um bar empoeirado. São dois norte-americanos clássicos, “vampiros da costa oeste”, emanando um certo misticismo exótico.

Não é por acaso que a história que ilustra o lançamento de Foxygen parece ter saído diretamente daquele bar pintado por Hopper em seu famoso quadro Nighthawks. Hang pretende ser uma assinatura do espírito americano; ou, melhor, parece querer incorporar a imagem idealizada que um americano tem da sua America. Nesse sentido, reúne, em suas letras, imagens que evocam a era de Ouro de Hollywood, e, em sua música, melodias vindas diretamente dos mágicos anos 70.

Foxygen, assim como fazem King Gizzard & The Lizard Wizard e Childish Gambino em seu último álbum, reivindica para si um estilo musical que não é seu, apropriando-se de um espírito vindo diretamente do passado. Nesse sentido, se mantém sempre a um braço de distância daquilo que ela mesma produz: é irônica quando fala sobre a ironia, é exagerada ou falar de exageros alheios, e evoca momentos passados da história americana nos quais a nostalgia era a palavra de ordem.

Se …And Star Power, o disco antecessor da banda, entregava ao ouvinte uma massa aglutinada de ideias, aqui, a hipérbole se torna o modus operandi. O duo, assessorado por Trey Pollard e Matthew E. White invoca uma orquestra de 40 músicos em arranjos soberbos e maximalistas. Hang parece, a todo momento, ressucitar melodias familiares, dissolvidas no imaginário aglomerado do repertório do cancioneiro americano. Temos Todd Rundgren em sua clássica Sometimes I Don’t Know What To Feel, temos Electric Light Orchestra e sua Mr. Blue Sky, temos Harry Nilsson e sua Gotta Get Up.

Abarcando eras de ouro da cultura estadunidense – seja ela vinda da pintura, do cinema ou da música -, Foxygen entrega-nos seu tratado sobre a nostalgia, e segue emulando, citando, homenageando, apropriando e, assim, tornando sua aquela música que admira.

(Hang em uma música: Follow the Leader)

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte