Resenhas

BJ the Chicago Kid – The Lost Files: Cuffing Season

Músico lança mixtape de faixas recentemente reencontradas em um HD

Loading

Ano: 2016
# Faixas: 9
Estilos: R&B
Duração: 30:38
Nota: 3.0
Produção: Dre & Vidal, Uncle Chuck, Harold Lilly, Dammo Farmer

BJ the Chicago Kid é um cantor e compositor norte americano que joga no time das vozes amaciadas do R&B. Mais conhecido por suas participações especiais ao lado de nomes do Rap como Kanye West, Kendrick Lamar ou Schoolboy Q, já atua profissionalmente há 15 anos. Apesar disso, em sua carreira solo, o músico conta com apenas dois trabalhos lançados, se contarmos apenas os álbuns completos (com o segundo deles, intitulado In My Mind, sendo lançado apenas em fevereiro deste ano).

The Lost Files: Cuffing Season, neste sentido, não vem para endossar sua discografia oficial, mas sim para amparar os talentos do artista sob uma perspectiva mais coadjuvante. A mixtape, de nove faixas, gravada há muito tempo por BJ, foi reencontrada pelo artista quando este revirava suas coisas ao fazer uma mudança entre apartamentos. Com excertos produzidos por gente do naipe de Dre & Vidal, Uncle Chuck, Harold Lilly e Dammo Farmer, o trabalho parece revisitar um tempo em que o músico delineava sua personalidade, absorvendo o estilo daqueles artistas que o fizeram ser quem é. Nesse sentido, é possível observar traços vindos de Mint Condition, Usher e R. Kelly. Até uma “parceria” póstuma com seu colega de gravadora Marvin Gaye tem lugar aqui, na homenagem intitulada Uncle Marvin.

O estilo das faixas que compõe a mixtape pairam num espectro gentil e sensual. Vale relembrar aquilo que Carlos Eduardo Lima disse em sua resenha sobre seu lançamento antecessor, ou seja, que BJ faz “aquela música que tem algo da modernidade Eletrônica do Rap, mas mantém a melodia e a classe das canções classudas dos tempos idos”. Aqui, mais do mesmo que já vimos ao longo do trabalho do artista está presente, no entanto, vindo diretamente de um canto escondido no passado, The Lost Files… exibem um ar descompromissado e um frescor de um artista ainda em formação.

(The Lost Files: Cuffing Season em uma música: Uncle Marvin)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Usher, D'Angelo, R. Kelly
MARCADORES: R&B

Autor:

é músico e escreve sobre arte