Resenhas

CRX – New Skin

Estreia do projeto solo de guitarrista de The Strokes é feita para ser tocada ao vivo

Loading

Ano: 2016
Selo: Columbia Records
# Faixas: 10
Estilos: Indie, Power Pop, Hard Rock
Duração: 30:32
Nota: 2.5
Produção: Josh Homme

A salvação do Rock, para Nick Valensi, está na experiência de assistir a um show ao vivo. Tal declaração merece ser considerada a sério, já que vinda de um músico conhecido por ocupar uma vaga entre os guitarristas de The Strokes, banda ícone do estilo desde a virada do século. Se Valensi enxerga no gênero musical um declínio, e, consequentemente, uma necessidade de salvação, não é por acaso que seu novo projeto CRX nasça com uma finalidade muito clara: levar o músico de volta às turnês e às apresentações ao vivo.

Valensi é o último entre os integrantes de The Strokes a lançar um projeto solo, e sua atitude motivada pela máxima “os fins justificam os meios” é o que acaba por dar o tom em seu álbum de estreia New Skin. O trabalho é marcado,em primeiro lugar, pela energia do Rock e pelo estilo de Valensi, e em segundo, por sentimentos confusos e por princípios conflitantes, negligenciados em nome do produto final, o show.

New Skin nasce diante da motivação do músico em estreiar como compositor e como vocalista, mas está firmemente embasado nas décadas de experiência do mesmo como guitarrista. A participação de Josh Homme, amigo do artista e líder da banda Queens of Stone Age, como produtor, também deixa sua marca. Por isso, como dissemos, a álbum divide-se em diversas facetas e em diversos recortes que parecem tentar se encaixar à força. O álbum oscila do Power Pop ao Hard Rock, vagando pelo know how anterior dos dois artistas; Ways to Fake It remete inequivocadamente à The Strokes; Slow Down acena ao Indie dos anos 2000; Monkey Machine, por sua vez, está alicerçada em QOTSA.

New Skin, afinal, peca pela falta de coesão, pois nasce de um paradoxo, é um álbum gravado em estúdio, mas feito para ser apreciado em um show. Não resta dúvida, no entanto, que irá servir muito bem ao que se propôs, ou seja, que vai deixar o público dos shows inflamados pela energia do Rock em uma apresentação ao vivo.

(New Skin em uma música: Ways to Fake It)

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte