Resenhas

Bibio – The Serious EP

Trabalho pega carona em faixa de R&B para se aprofundar no gênero

Loading

Ano: 2016
Selo: Warp
# Faixas: 4
Estilos: R&B
Duração: 15:00
Nota: 3.0
Produção: Bibio, Oliver St. Louis

Bibio lançou um dos discos mais interessantes de 2016. Mineral Love não só é uma copilação de uma grande mistureba de gêneros Eletrônicos, mas também uma inclinação clara do produtor inglês às sonoridades dos anos 1980. Seja no baixo suingado ou nos compassos dançantes, Bibio quis trazer um certo frescor à sua obra. Um dos seus melhores momentos, Why So Serious?, composta com Oliver St.Louis, soava meio fora de lugar ao abordar o R&B que outrora não aparecera em sua discografia.

A faixa ganhou bastante destaque em avaliações diversas e talvez esse seja o motivo da existência de The Serious EP, trabalho que pega o vácuo da célebre música para expandir a parceria entre os dois artistas. Portanto, a primeira faixa, Why So Serious?, não traz nada de diferente em relação ao que já havíamos ouvido, restando apenas três chances para que a dupla mostre a sua relevância. Podemos evidenciar que, em um ano com lançamentos que trazem R&B inventivos como Blood Orange e Frank Ocean, o EP se esforça para soar de certa forma clichê e, por isso, acerta.

Como a sensual faixa Night Falls, que pede um encontro à luz de velas com estofados de veludo e uma trilha que passa de Barry White até Marvin Gaye – a música, em uma playlist dessas, funcionaria, o que prova o gosto de ambos pelo suingue oitentista. A balada Make Up é deliciosa e suave e choca ao se perceber que a produção vem de um britânico conhecido pelos seus trabalhos dentro do Folk experimental. Strees Me Out é um clichê dos anos 1980, pedindo um vídeo em VHS com primórdios da linguagem visual computacional e exibições constantes na MTV.

Em todos os momentos, o R&B que soava fora de lugar em Mineral Love, respira sozinho aqui – o gênero abraça o EP como um todo e diverte. No entanto, não exibe vestígios de inventividade como outros artistas que lançaram obras primas no ano. Ao mesmo tempo, sabemos que o compromisso de ambos é seguir uma ideia que apresentou boa recepção e continuar a divertir os ouvintes. Para tal propósito, The Serious EP funciona, pois, além da diversão e boa produção, não restam muitos vestígios de originalidade.

(The Serious EP em uma música: Night Falss)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Pharrell, Frank Ocean, Blood Orange
ARTISTA: Bibio
MARCADORES: R&B

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.