Resenhas

Dinosaur Jr. – Give a Glimpse of What Yer Not

Grupo renova as energias em novo lançamento

Loading

Ano: 2016
Selo: Jagjaguwar
# Faixas: 11
Estilos: Hardcore, Indie, Rock
Duração: 46:12
Nota: 3.5
Produção: J Mascis

A capa da compilação Whatever’s Cool with Me, de Dinosaur Jr. lançada em 1991, trazia, a fotografia de um buldogue. O mesmo mascote, não por acaso, aparece como protagonista no videoclipe de Tiny, o single escolhido para o lançamento de Give a Glimpse of What Yer Not.

O resgate de um mesmo tema revisitado parece ser a essência do grupo norte-americano. Não existe um limite discernível entre os álbuns que compõe sua discografia recente e, talvez, até mesmo entre os trabalhos que preenchem a carreira do grupo como um todo.

Qual a diferença, por exemplo, entre Watch The Corners, lançada há quatro anos, e Tiny, música da linha frente do atual lançamento? Se existem, ficam restritas a aspectos subjetivos, e que condizem com a expectativa dos fãs em relação ao grupo. “Química”, “fluidez” e até “inspiração” são, portanto, alguns critérios altamente maleáveis entre os quais é possível classificar a estatura de Give a Glimpse… em relação aos seus antecessores.

E é justamente por isso que a obra de Dinosaur Jr., em um sentido alargado – mas em Give a Glimpse… em especial -, parece habitar um terreno sólido e praticamente infalível, no qual a constante renovação de uma mesma fórmula encontra uma fonte inesgotável de criatividade sem recair na aparência oca da auto-paródia. E é justamente por encontrar-se como um marco da música Indie, no alto dos seus 31 anos de estrada, que Dinosaur Jr. talvez só possa ser comparado ou consigo mesmo, ou com aquelas bandas que gerou (como Sebadoh), ou com aquelas que nasceram sob sua influência (como Yuck).

Nesse contexto, Give a Glimpse… é uma obra potente, assertiva, e praticamente isenta de ressalvas. É mais do mesmo, reiventado. Indie Rock alternativo recheado de distorção e liderado pela voz anasalada e melancólica de J Mascis. Alguns poucos momentos se destacam, justamente por sua diferença em relação as outras faixas, o caso, por exemplo, de Be a Part e Love Is… No mais, Dinosaur Jr. continua fazendo jus ao nome que escolheu para si: um dinossauro, que serve de referência para todos aqueles que vieram a posteriori, mas de espírito jovem, cheio de malícia, ingenuidade e força criativa.

(Give a Glimpse of What Yer Not em uma música: Tiny)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Sebadoh, Bob Mould, Yuck
ARTISTA: Dinosaur Jr.
MARCADORES: Hardcore, Indie, Rock

Autor:

é músico e escreve sobre arte