Resenhas

Mitski – Puberty 2

Disco lidas com as agruras do começo da vida adulta de forma bastante direta

Loading

Ano: 2016
Selo: Dead Oceans
Estilos: Shoegaze, Rock Alternativo, Indie Rock
Duração: 31"
Nota: 3.5

Apesar de só ter atingido maior notoriedade agora, Puberty 2 é quarto álbum de Mistki (Miyawaki). Antes deste lançamento, a cantora, agora moradora do Brooklyn, se mudou diversas vezes, incluindo de continentes. Esse pequeno background é importante para entendermos um pouco mais dessa obra que tem angariado uma reação bastante positiva na Internet . O disco relata uma passagem bastante pessoal pela fase dos 18 até 20 poucos anos e que problemas enfrentados na adolescência parecem estar de volta, agora, sob um novo prisma.

Ainda que bem pessoal, o registro é de certa forma uma leitura de uma “crise” que atinge toda uma geração, que acaba de sair da adolescência e tem de lidar com os problemas reais da vida adulta. Bastante confessional, o disco dialoga com seu interlocutor através de letras imediatas e as vezes bastante irônicas. Como na abertura Happy, que descreve um evento de sexo casual no qual o parceiro sai de fininho depois de terminar, em um construção musical bastante upbeat, com um groove acentuado e solo “cafona” de saxofone.

Com versos como “One morning this sadness will fossilize/And I will forget how to cry” (Fireworks) e “I wanna see the whole world/I don’t know how I’m gonna pay rent” (My Body’s Made of Crushed Little Stars) Mitski estabelece um dialogo com uma geração que tem problemas bastante diferentes dos que os seus pais tiveram em com a mesma idade. Tudo isso é construído a partir de uma linguagem que seus interlocutores conhecem bem, um emaranhado agridoce de estilos que parecem buscar inspiração nos anos 90, ora pendendo para um lado mais etéreo, seguindo por um caminho mais agressivo, próximo ao Post-Punk.

O vocal de Mitski, assim como sua entrega às faixas, é outro ponto de destaque no álbum. Com o sobe e desce de intensidade de cada faixa, a voz da cantora parece se moldar, ora choramingando, ora esbravejando, ora perdendo o autocontrole. Toda essa gama de variações de estado de espirito, como o medo, raiva, cinismo, confusão e inquietação, formam um retrato do que os jovens adultos atravessam em sua individualidade, em uma espécie de puberdade alongada. Puberty 2 pode ser sobre a recente fase de vida da cantora, mas fala também das vidas de tantas outras pessoas que se encontram neste mesmo estágio de mentalidade e maturidade.

(Puberty 2 em uma faixa: Happy)

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts