Resenhas

Yumi Zouma – Yoncalla

Banda lança álbum refrescante de Dream Pop

Loading

Ano: 2016
Selo: Cascine
# Faixas: 10
Estilos: Dream Pop
Duração: 34
Nota: 3.0
Produção: Yumi Zouma

Um terremoto é uma força natural capaz de pôr abaixo cidades inteiras, por conta dos abalos sísmicos que provocam fendas na crosta terrestre. No caso de Yumi Zouma, o desastre natural serve tanto como metáfora para compreender a essência musical de Yoncalla, como o fator que, em si, desencadeia uma das particularidades mais marcantes do grupo, o fato de cada um de seus integrantes morar em um continente diferente.

Em 2011, a cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, sofre um sismo, o que faz com que a formação da banda também fragmente-se. Enquanto alguns integrantes permanecem na cidade, outros se mudam para Paris e para Nova Iorque. E é justamente nessa condição de separação continental que seus dois primeiros EPs são compostos, com seus membros colaborando via internet. Yoncalla, seu primeiro álbum completo, por sua vez, vem demarcar uma nova etapa na sua carreira: é graças a ele que o grupo se reune, pela primeira vez, em uma mesma sala, para elaborar um trabalho juntos.

A separação, condicionada por uma framentação literal, traz consigo uma das características mais marcantes de Yumi Zouma, a sua sobreposição de camadas na hora de construir a sua música, como se a banda dirigisse seus esforços na direção mais intuitiva de edificar algo juntos depois da tragédia que os distanciou.

Tal esforço faz-se audível em Yoncalla, o que faz Yumi Zouma chamar a atenção em um dos territórios mais superpopulosos da música atual, o Dream Pop. Contudo, embora seja diligentemente construído para que soe ameno e refrescante, Yoncalla não contém nada dentro de si que faça o grupo se destacar suficientemente. Tomo a liberdade de repetir o que disse na última resenha de Fear of Men, pois o caso é exatamente o mesmo aqui: O Dream Pop, justamente por ser um estilo tão propagado e explorado desde, pelo menos, o início desta década, acaba engolindo a banda dentro de si, e nublando a personalidade do grupo junto dos inúmeros exemplos de sua cena. Seja por Beach House, seja por Grimes, seja por Poliça, seja por qualquer um dos tantos exemplos possíveis, Yumi Zouma acaba por confundir-se aos inúmeros nomes que evoca.

No entanto, embora não esteja aqui para quebrar barreiras no quesito da novidade musical, Yoncalla é bastante prazeroso de se ouvir, e parece servir de trilha sonora perfeita para alguns momentos tranquilos e despretensiosos, principalmente se a ocasião servir para aquela que é a maior particularidade de Yumi Zouma: uma reunião de amigos.

(Yoncalla em uma faixa: Yesterday)

Loading

ARTISTA: Yumi Zouma
MARCADORES: Dream Pop

Autor:

é músico e escreve sobre arte