Resenhas

Alexis Taylor – Piano

Músico de Hot Chip lança trabalho com versões compostas apenas em voz e piano

Loading

Ano: 2016
Selo: Moshi Moshi
# Faixas: 12
Estilos: Piano, Singer-Songwriter
Duração: 41
Nota: 3.0

Alexis Taylor, mais conhecido pela sua persona festiva e eletrônica à frente de Hot Chip, parece aproveitar sua carreira solo para exercitar seu lado mais sereno e despretensioso. Se em seu álbum de estreia, Await Barbarians, era possível encontrar loops minimalistas e um ritmo mais downtempo, Piano multiplica exponencialmente o intimismo de suas composições.

Piano (seu nome não poderia soar mais assertivo) é um álbum composto de um aglomerado de canções interpretadas apenas em voz e no próprio instrumento. Seja em releituras de suas próprias faixas (como é o caso de So Much Further to Go encontrada em Why Make Sense?), covers (como Crying In The Chapel de Artie Gleen, consagrada na voz de Elvis Presley, ou Don’t It Make My Brown Eyes Blue de Crystal Gayle) ou mesmo versões originais, Piano concentra uma vibe de Música Gospel temperada à canção Romântica.

O video de I’m Ready, faixa introdutória do trabalho, parece traduzir muito bem sua essência musical do álbum como um todo. Assistimos a uma versão envelhecida de Alexis Tayor (interpretada pelo seu pai), tocando um piano, sozinho, dentro de sua própria casa. Piano, é isso: um albúm plácido, vesperal e intimista. O trabalho também dá a ideia de que deve ser apreciado por espíritos mais amadurecidos, de maneira contemplativa e sem pressa ou, ao menos, com uma boa dose de paciência (mais no sentido de sossego do que de perseverança, embora a última acepção não seja uma inverdade completa).

Taylor descreve seu próprio trabalho como um “Gospel ateísta” e também fala da perda de alguns amigos durante a elaboração do trabalho (o violinista Vince Sipprell cometeu suicídio durante a fase de gravações), além da necessidade de celebrar a familía e as amizades, ou a vida em geral. Piano é tudo isso, mas é também despretensioso como se propõe de início, um álbum seguro, estável e, por isso mesmo, confortável.

(Piano em uma música: Just For A Little While)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Tobias Jesso Jr.
ARTISTA: Alexis Taylor

Autor:

é músico e escreve sobre arte