Resenhas

Fióti – Gente Bonita EP

Estreia musical do irmão de Emicida mostra reverência à música popular brasileira

Loading

Ano: 2016
Selo: Laboratório Fantasma
# Faixas: 6
Estilos: MPB, Samba, Reggae
Duração: 22:08
Nota: 3.0
Produção: Fióti

Gente Bonita é o EP de estreia de Evandro Fióti, irmão do rapper Emicida e responsável pelas operações do selo Laboratório Fantasma. Com seis músicas, o lançamento é um trabalho pontual, que funciona como expressão artística de alguém que conviveu sua vida toda – principalmente nos últimos anos – com o melhor da música brasileira.

Mais uma prova disso é sua lista de participações – Rodrigo Campos, Thiago França, Curumin, Anelis Assumpção, Mauricio Fleury, Zé Nigro e o próprio Emicida, entre outros – algo improvável para um artista estreante, mas que demonstra a aceitação da boa energia, do amor e da admiração pelo povo brasileiro encontradas ao longo do trabalho.

O disco poderia passar como mais um, mas as letras aqui presentes trazem reflexões interessantes e oriundas de compositores que sabem observar o mundo a sua volta como poucos. “Terra de Vera Cruz/ Luz, berço da vida/ Dos vilão que é do bem/ Dos herói genocida”, trecho de Obrigado, Darcy (feat. Thiago França) é o tipo de comentário que ninguém além de nós, brasileiros, poderia fazer. O samba também está muito presente ao longo da obra, com destaque para a esperta Vacilão (feat. Juçara Marçal) e até o Reggae em Leve Flores (feat. Anelis Assumpção), faixa com bom potencial de sucesso.

Gente Bonita não tenta dar sua contribuição para a música brasileira em forma de provocações e experimentações, ao contrário, mostra sua reverência. Passeia pelo trivial da música brasileira das últimas décadas, sempre com o foco no cotidiano do brasileiro comum.

(Gente Bonita em uma faixa: Obrigado, Darcy)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Emicida, Criolo, Rael
ARTISTA: Fióti
MARCADORES: MPB, Reggae, Samba

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.