Resenhas

Parquet Courts – Human Performance

Novo disco da banda marca fase menos ligada à genericidade do Indie Rock

Loading

Ano: 2016
Selo: Rough Trade
# Faixas: 14
Estilos: Experimental, Punk Rock, Indie Rock
Duração: 41:19
Nota: 3.5
Produção: Austin Brown

Parquet Courts sempre está a um passo do sucesso. Com uma discografia com registros que não chegam a ser de todo mal, mas que certamente não atingem níveis máximos de excelência, é notável o quão persistente é o conjunto, fazendo com que cada álbum, independente de sua qualidade, seja mais variado que o outro. Se outrora o que parecia encantar os americanos era um Indie Rock ríspido e clássico, suas obras começaram a ganhar de uns tempos para cá um aspecto bastante experimental, culminando no controverso EP Monastic Living. Agora, com o lançamento de Human Performance parece que as coisas voltam a captar uma essência mais Indie das coisas, porém as coisas estão um pouco mais diferentes e o hiato de criatividade na história da banda começa a se dissipar.

É um disco marcado pelas já conhecidas guitarras ríspidas e cruas de seus primeiros discos. Entretanto o encontro com outros gêneros musicais e alguns anos nas costas era exatamente o que a banda principal para dar aquele empurrão final em busca de uma identidade sonora que fosse ao mesmo tempo respeitosa com as referências de seus integrantes e instigasse a curiosidade daqueles que nunca ouviram falar. Se faixas como Outside, Dust e One Man No City ainda podem agradar bastante fãs das antigas, composições menos óbvias como a tensa I Was Just Here e a melancólica Steady On Mind parecem passar um verniz final em uma identidade que demorou para ser consolidada. Não é nada fantástico, mas certamente são passos certos para um futuro menos genérico e mais inventivo.

O trabalho é homogêneo, mas é um tipo de homogeneidade benéfica e, ao contrário do que poderia se pensar, é um disco com auges e depressões, criando uma experiência mais animadora do que seus registros passados. São músicas unidas pela estética, mas as diferenças pontuais entre cada música é o que torna Human Performance uma evidência de que este universo Indie com pitadas Experimentais ainda pode ser bastante explorado, sem que para isso a banda caia em genericismos e preguiças criativas. Um álbum com passos mais firmes e menos efêmeros.

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique