Resenhas

Foxes – All I Need

Segundo trabalho da cantora se perde em preguiças criativas e falta de ambição

Loading

Ano: 2016
Selo: Sign Of The Times/Epic
# Faixas: 12
Estilos: Pop, Synthwave
Duração: 55:18
Nota: 2.0

O Pop mudou. Fala-se cada vez mais em como o gênero tem trazido temas relevantes para discussão e como a produção destes discos contradiz aquele antigo conceito de “fast-food music”. Porém, as coisas não mudam de um dia para o outro e infelizmente, ainda há no mundo alguns exemplos de como o gênero ainda se mantém fortemente unido à rapidez e liquidez do mundo contemporâneo, alimentando uma forma de composição rápida e bastante supérflua.

A cantora e compositora Foxes é um dos exemplos mais frustrantes disto, com seu primeiro disco bastante fraco, que permaneceu em uma zona obscura da preguiça criativa com a irrelevância. Um ano depois, ela resolveu adiar para o ano seguinte o lançamento do segundo registro, com o objetivo de lapidá-lo melhor e de trabalhar em uma turnê mundial. O que parecia ser uma tentativa de melhorar o trabalho baseado nos fracassos do passado, se revela logo no início de 2016 como o segundo capítulo de um angustiante manual de “como compor dentro de um quadrado”.

O grande problema de All I Need não está nas referências da cantora, nem na produção do disco, que não é das piores, mas certamente não traz nenhuma carta nova à ambígua mesa do Pop. A questão é que este registro não parece nos querer mostrar nada além do que já conhecemos de Foxes, com uma paleta extremamente limitada de acordes, melodias pouco trabalhadas e timbres que se repetem pelas doze faixas. Falta uma ambição que já era necessária no primeiro trabalho e, se realmente houve alguma tentativa de melhorar este disco, que estava programado para ser lançado no ano passado, isto não fica aparente de forma alguma. As letras falam sobre relacionamentos, um tema extremamente feliz ao Pop, mas que não tenta buscar novos voos. Até mesmo quando Foxes tenta referenciar grandes nomes do Pop, como Sia, ela escolhe momentos extremamente genéricos que dão ao ouvinte uma sensação de inércia pura.

Foxes pode ser persistente e orgulhosa da sonoridade que produz, mas até que fique claro para ela a necessidade que o experimentalismo e a autenticidade tem dentro do Pop, as coisas não parecem que vão mudar de lugar.

Uma mesmice que não acompanha o crescimento e florescimento do cenário Pop.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Sia, Marina And The Diamonds, Chairlift
ARTISTA: Foxes
MARCADORES: Eletrônica, Pop, Synthwave

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique