Resenhas

The Basement Tracks – Songs From The Orange

Banda mineira tenta encontrar seu espaço com som que mistura Psicodelia e Rock Alternativo

Loading

Ano: 2015
# Faixas: 5
Estilos: Rock Psicodélico, Indie Rock, Rock Alternativo
Duração: 28:02
Nota: 3.0
Produção: Victor Fonseca e The Basement Tracks
SoundCloud: /tracks/222252751

É legal ler na descrição da banda mineira The Basement Tracks que “nasceram da tentativa fazem um som honesto e visceral em um mercado já saturado”. O que poderia parecer uma frase genérica, acaba sendo uma boa introdução para curtir Songs From The Orange, primeiro EP do grupo.

Em cinco faixas, é possível perceber essa honestidade. A qualidade das canções vem de um uso quase que didático das referências psicodélicas atuais mescladas com a vertente mais popular do Indie Rock dos anos 2000. Tudo isso também pode ser visto como referência da psicodelia sessentista ou do Rock Alternativo dos anos 80, mas a maneira mais diluída com que estas inspirações se apresentam, pro ouvinte, se assemelham mais com a fase mais recente dos respectivos estilos. É aí que está a sinceridade do som, nesta exposição clara de tudo que ouviram e que os influenciou.

The Basement Tracks – The Wall’s Drama

A visceralidade também está presente e é responsável pelos pontos mais altos do disco. Apesar de serem ótimos compositores Pop, com riffs que grudam na cabeça e um ritmo sempre empolgante, os momentos em que se soltam é onde fica mais fácil perceber a identidade que formará The Basement Tracks no futuro. O ápice disso está nos dois minutos finais do single Ocean’s Son – que, aliás, tem um belíssimo clipe – em que a sensação de “já ouvimos isso antes” desaparece completamente e o resultado do som impressiona.

Songs From The Orange consegue ser um bom primeiro EP, que serviu para os músicos mostrarem a qualidade de suas composições e suas referências atuais. A consciência de estarem num mercado saturado os ajudou a não tentar “inovar” e acabar fugindo do que gostam de fazer, por isso é fácil encontrar uma autenticidade na banda. Deve agradar quem curte tudo que nos últimos anos foi jogado num saco conhecido como Indie Rock e ainda impressionar pontualmente em seus momentos de criação mais livres com um som intenso e bem trabalhado.

Loading

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.