Resenhas

Gang Of Four – What Happens Next

Mesmo com grande relevância histórica, maior contundência do grupo permanece em 1979

Loading

Ano: 2015
Selo: Metropolis Records
# Faixas: 10
Estilos: Eletrônico Experimental, Rock Eletrônico, Stoner Rock
Duração: 37:09
Nota: 1.5
Produção: Andy Gill

Se com Entertainment!, álbum de estreia do grupo inglês Gang Of Four vindo de 1979, conhecemos uma banda inovadora, e, em certa medida, revolucionária, infelizmente, seu reflexo artístico atual parece balizado em uma obra insuperável de trinta e seis anos atrás. Embora a gênese daquele Gang of Four Pós-Punk tenha se dissolvido (temos apenas Andy Gill como membro do grupo original aqui) e, é claro, isso tenha se refletido no aspecto sonoro da banda (hoje não temos mais aquele Funk enérgico e distorcido de outrora), a ideologia revolucionária que marcou os temas de Entertainment! parece existir agora na insistência de temas sem tanta contundência questionadora.

Coerentemente, Entertainment! estava recheado de ideologias que inflamavam seus os jovens integrantes e isso se refletia em sua música. A vulgarização do sofrimento moderno transformado em entretenimento continha em si facetas de uma crítica do capitalismo derivada do marxismo, do feminismo e dos ideais situacionistas que são, até hoje, contundentes. Hoje, com What Happens Next, nos deparamos, por exemplo, com uma crítica saturada a respeito dos excessos do uso do Facebook, ou outras insatisfações mais genéricas, que ganham um aspecto datado de mera reclamação. E, com isso, sonoramente, o álbum se arrasta.

Em geral, temos reflexos de um Música Eletrônica Industrial aliada à Darkwave que nos lembra muito uma faceta musical inaugurada por Gary Numan e disseminada por Nine Inch Nails, ou mesmo pelos mais caricatos como Marilyn Mason (ouça Obey The Ghost). As diversas participações especiais (temos Alisson Mosshart de The Kills e The Dead Weather, Herbert Grönemeyer, Robbie Furze e o guitarrista japonês Hotei), por sua vez, causam uma impressão de falta de unidade, fazendo o álbum transitar entre o Pop Rock o Stoner Rock e a já citada Música Eletrônica Industrial em poucos minutos.

Não é dificíl determinar o valor histórico de Gang Of Four, basta olhar para as inúmeras bandas que herdam um estilo inventado pelos mesmos: Red Hot Chilli Peppers, Fugazi, Dead Kennedys e Rage Against The Machine já são vários exemplos que podemos nos lembrar sem grandes esforços. Vale ressaltar também a façanha louvável de manter uma banda em atividade por trinta e seis anos (dados seus devidos intervalos e acidentes de percuso). Mas, infelizmente, embora What Happens Next seja uma novidade interessante aos fãs da banda, a maior contundência do grupo, seja na inventividade de estilo sonoro, na sua influência ou mesmo em sua crítica social permanece em 1979.

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte