Resenhas

Bonobo – Flashlight EP

Produtor se mantém em sua zona de conforto, mas produz agradável disco

Loading

Ano: 2014
Selo: Ninja Tune
# Faixas: 3
Estilos: Downtempo, Eletrônica, Trip-Hop
Duração: 14:34
Nota: 3.0
Produção: Simon Green
Itunes: https://itunes.apple.com/us/album/flashlight-single/id929179928?uo=4

Em uma obra curta e direta, o produtor Simon Green, mais conhecido pelo nome de Bonobo mostra a público mais algumas amostras do que sabe fazer melhor: uma música eletrônica com um toque de refúgio. Famoso por ter apresentado bons discos, como Black Sands (2010), Simon se utiliza de pads e sintetizadores para criar texturas que confortam o ouvinte, criando ambiente de relaxamento extremamente eficazes, ao contrário daquela noção que música Eletrônica é apenas um “tun-ti-tun-ti” massante. Mesmo sendo curto, Flashlight EP coloca na mesa três bons momentos do produtor que, embora não tenham tanto destaque por si só, demonstram um trabalho bem feito.

Embora as três faixas tenham sido divulgadas previamente, é interessante ver como elas, dentro de um conjunto, se comunicam muito bem. Flashlight tem um ritmo dançante, porém com uma atmosfera que beira o psicodélico, composta de diferentes timbres e um solo de sintetizador que acompanha toda a música. Mais lenta, Pelican explora e valoriza o background, deixando solos para o lado e apostando em texturas bem tímidas. Return To Air acrescenta ao tracklist uma pesquisa sonora voltada para as vozes, porém sem deixar que elas ocupem o papel principal e, portanto, em harmonia como todos os outros instrumentos.

Simon permanece em sua zona de conforto, porém não produz algo entediante ou massante. É um registro que funciona mais como uma extensão de obras passadas, do que um EP que se destaca por si só. Desta forma, ele nos alivia da espera por um novo disco, mas cria dúvidas se seus próximos registros terão mais explorações e experimentações como seu trabalho LateNightTales, ou se este é o campo que Bonobo se acomodará?

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Hiatus, Cashmere Cat, Daft Punk
ARTISTA: Bonobo

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique