Resenhas

Jon Hopkins – Asleep Versions

Releituras do álbum “Immunity” trazem atmosfera complexa para belas melodias

Loading

Ano: 2014
Selo: Domino
# Faixas: 4
Estilos: Eletrônica, Experimental
Duração: 24:53
Nota: 3.0
Produção: Jon Hopkins

Com sua licença, vou contar um pouco sobre mim.

Tenho uma relação muito particular com o sono. Durante alguns períodos ao longo da vida, principalmente nos primeiros anos dela e no tempo da faculdade, dormir por menos de quatro horas por noite era rotina. Na adolescência, via os amigos que passavam uma tarde, ou mesmo todo um fim-de-semana, dormindo e me era um misto de admiração e inveja, já que eu nunca conseguiria desempenhar tais feitos com minha combinação de insônia e mente a mil por hora. Pra compensar, fui dotado com a capacidade dos sonhos mais vívidos possíveis. A cada noite, são muitos os cenários, personagens e situações (uns absurdos, outros muito cotidianos) que servem para minha cabeça continuar na atividade que necessita sem notar que o corpo descansa. Isso, confesso, me faz gostar mais do sono, a ponto de estar sempre curioso pra saber o que vai acontecer na hora em que me deitar.

Agora, vamos ao disco.

Asleep Versions traz quatro releituras de Jon Hopkins para faixas de seu álbum Immunity em uma atmosfera – como o nome e meu depoimento sugerem – “adormecida”. São versões etéreas, com elementos geralmente esparsos por cima de uma densa camada mais grave que serve de “cama” para as linhas melódicas que já conhecemos.

E é aí que descobrimos o que é o sonho para Jon Hopkins. Diferente de um lugar comum do que seria “música pra dormir”, estas faixas trazem uma paz questionável. Tem momentos de inquietude em ambientações confusas, como em sonhos mais agitados, mais do que uma rede sonora tecida para acalentar o corpo cansado.

Como em qualquer remix, o produtor pegou o “DNA” da música (aquilo que carrega sua identidade) para trabalhá-lo de maneiras inéditas. Se você nunca ouviu Immunity, pode ainda assim aproveitar este trabalho, já que suas melodias são sempre de uma beleza incansável, amparadas por timbres totalmente agradáveis. Vale a pena, porém, conhecer as fontes primárias desses sons.

Não conseguiria recomendar Asleep Versions para alguém que quer ouvir algo enquanto dorme. Ao invés disso, fica o convite de ouvir o EP para quem tem dificuldades de sonhar enquanto acordado.

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.