Resenhas

Dirty Beaches – Stateless

Último registro desta fase de Alex Zhang compila melhores características do projeto

Loading

Ano: 2014
Selo: Zoo Music
# Faixas: 4
Estilos: Eletrônico Experimental, Drone Music
Duração: 41:12
Nota: 3.5
Produção: Alex Zhang Hungtai
Itunes: https://itunes.apple.com/us/album/stateless/id929753390?uo=4

Falar da última obra de um artista é sempre um assunto delicado. Sempre que escutamos as faixas de um registro e sabemos que são os últimos suspiros criativos daquele(a) compositor(a), nos deparamos com sensações e um imaginário final. O último cenário antes do derradeiro fim de um nome. Ainda mais quando este artista circunda o Experimental, no qual não há limites para transpor seu pensamento em música. É assim que nos encontramos e nos sentimos ao ouvir o último registro de Alex Zhang Hungtai, mais conhecido pela alcunha de Dirty Beaches.

Stateless marca o fim de quase uma década de experimentalismos e criação de mundos lisérgicos e lúdicos, com momentos inesquecíveis como Drifters/Love Is The Devil (2013) e Badlands (2011). Seguindo o mesmo padrão do que seus outros discos, Alex Zhang continua a nos surpreender, fazendo um disco que teria tudo para ser extremamente monótono mas, mesmo assim, se revela uma experiência fantástica e que serve como um ótimo exemplo de “como fazer música experimental”. O divertido de escutar um disco de Dirty Beaches é que você nunca sabe aonde vai parar.

O disco funciona como um vortex, no qual uma série de pads e detalhes de sintetizadores são tocados baseados em uma nota, quase como um mantra moderno. Como sempre, Alex vai colocando detalhes minúsculos que impedem o ouvinte de se entediar, criando assim uma viagem interessante do começo ao fim (uma proeza de se realizar, afinal estamos lidando com músicas de até 14 minutos). É uma arte muito sutil, mas Dirty Beaches nunca foi um projeto feito para ter uma aura rockstar e sim, mais introspectiva.

Neste sentido, vemos que Stateless é um “último disco” que funciona mais como uma homenagem do que um epitáfio, ou seja, Alex Zhang pega as melhores partes de seu projeto e os reafirma neste curto registro, quando analisadas a quantidade de faixas. Não poderia haver melhor forma de Dirty Beaches encerrar suas atividades do que mostrando toda a sua potência em um registro que não apaga a importância dos grandes discos do passado, mas também não fica ocluso entre tantos sucessos.

Um ponto final bem dado em uma trajetória em que o tempo nunca foi sentido.

Dirty Beaches – Stateless from Alex Zhang Hungtai on Vimeo.

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique