Resenhas

The Juan Maclean – In A Dream

Disco traz alguns dos maiores momentos da Dance Music no ano

Loading

Ano: 2014
Selo: DFA Records
# Faixas: 9
Estilos: Dance Music, Dance Punk, Disco
Duração: 58:10
Nota: 4.0
Produção: John Maclean
SoundCloud: /tracks/162714162

Uma das vantagens de um ano com menos “unanimidades”, ou seja, menos discos considerados “obrigatórios” pela maioria é abrir caminho para uma experimentação maior, por parte de cada um, de nomes que talvez não ganhassem a atenção daquele ouvinte em outra época. Saindo do macroambiente musical e transportando esta lógica para um único selo, em um período sem LCD Soundsystem, a DFA Records ganha muito com a possibilidade de tratar seus lançamentos, antes secundários, como grandes destaques.

Foi assim no ano passado com Factory Floor e está sendo assim neste bom ano de lançamentos para o selo, principalmente com In A Dream, lançamento de The Juan Maclean, parceria agora entre o produtor John MacLean e a ex-LCD Soundsystem Nancy Whang.

Apresentando o som da banda para quem não a conhece, John Maclean conheceu James Murphy um pouco antes da fundação da DFA Records. Ex-roqueiro, o agora mestre dos sintetizadores aceitou o convite de Murphy para entrar para o selo e experimentar novas formas de fazer música. Foi aí que as influências do Dance Punk que fizeram a gravadora uma das mais importantes para a Dance Music nos últimos anos começaram a penetrar em Maclean, que tornou-se um nome cada vez mais importante para a evolução musical do coletivo.

Passando por algumas parcerias ao longo dos anos, The Juan Maclean chega em 2014 dividindo os holofotes com Nancy Whang, nome que foi ganhando peso a cada lançamento do LCD Soundsystem e com um potencial grande – principalmente pelo talento vocal – de seguir em destaque após o fim da banda. In A Dream é talvez, o disco mais relevante – se considerarmos como elemento importante da relevância a capacidade de impactar mais pessoas – já lançado pelo projeto.

Ele não chega a elevar o Dance Punk a um outro nível pouco habitado, como o já citado Factory Floor, mas consegue reunir alguns de seus principais elementos em boas músicas. Mais do que levantar a bandeira de um estilo, ou relembrar suas raízes roqueiras, The Juan Maclean se preocupa apenas com aquele que sempre foi o objetivo inicial do selo de James Murphy, “fazer todo mundo dançar”.

Com a agressividade e urgência do Punk Rock, The Juan Maclean consegue criar alguns dos melhores momentos da Dance Music deste ano, mostrando o domínio que tem do uso dos sintetizadores para criar boas melodias. Isto, associado ao vocal de Nancy Whang que está bom como nunca, também um dos mais potentes e hipnotizantes do estilo nos últimos meses, cria uma combinação difícil de criticar.

Com seus pontos mais altos e empolgantes nas faixas A Place Called Space, I’ve Waited For So Long e A Simple Design, In A Dream mostra-se uma boa introdução a uma Dance Music singular, minuciosamente trabalhada e com personalidade.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Todd Terje, LCD Soundsystem, Hot Chip
MARCADORES: Dance, Dance Punk, Disco, Ouça

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.