Resenhas

Jeremih – Late Nights

Cantor de R&B traz faixas antigas e novas, realçando retorno do estilo a um lugar de destaque na música atual

Loading

Ano: 2014
Selo: Independente
# Faixas: 18
Estilos: R&B
Duração: 56:30
Nota: 3.0
Produção: Da Internz, FKi, Jeremih, KB, Prolyfic, Mike Will Made It, Sak Pase, Soundz, Tha Audio Unit, The Fr3shmen, The Futuristics, Tricky Stewart, Yonny

No anos 1990, alguns estilos disputavam a atenção do grande público, o R&B e o Pop. Enquanto o Rock tentava sobreviver e manter a sua identidade, o Hip Hop crescia na popularidade dos mais jovens, no entanto, os dois gêneros citados disputavam face a face os lugares nas paradas de sucesso por um simples motivo: dançavam e estimulavam as pessoas a cantarem versos pegajosos e se imaginarem curtindo-os em uma festa. Se vivemos duas décadas depois, a sensação é que estamos no mesmo período musical, com uma ressalva: fazer R&B hoje em dia é vintage, retrô – o que o torna mais vendável, “fresco”.

Jeremih é um destes nomes que, assim como How To Dress Well e The Weeknd, entre outros, tentam fazer o que R. Kelly fez ao final do século passado – emocionar com seu lado mais romântico e excitar com batidas e letras cheias de malícia. Considerado um dos bons EPs do ano feito com Shlohmo, No More, o cantor mostra agora as suas faixas solo lançadas ao longo dos últimos anos, oscilando entre momentos sujos e dançantes, todos regados por letras pouco modestas.

O caráter sensual de Late Nights está por todo lugar – batidas, letras, insinuações e participações especiais de Gucci Mane, 2 Chainz e Fabolous, entre outros. Se Keep it Moving, Ahh Shit, Fuck You All The Time e Go To The Mo não são consideradas novas por já terem sido lançadas anteriormente, ainda podem ser consideradas um dos grandes momentos do gênero no último ano. No entanto, é nas novas faixas que podemos perceber a capacidade de sua voz quando bem auxiliada por bons produtores. Ladies, com Twista, lembra bastante os trabalhos de começo de carreira de Kanye West, mas o jeito de cantar de Jeremih, suingado, e o falar sobre a vida e amores de forma estimulante, no melhor estilo Usher, fazem da música um dos grandes momentos do disco.

Temos aqui 18 músicas que oscilam entre o Reggae (Let Me Down Easy), Hip Hop (All Over Me) e o melhor do R&B Pop que muitas vezes você teve vergonha de admitir que gostava quando era pequeno. Em Knockin’, Letter To Fans e Rated R, temos odes ao passado muito bem-vindas que, apesar de sua falta de inedistimo, divertem por justamente serem acessíveis. Se em No More víamos a viabilidade de uma boa parceria, dando espaço para as batidas de Shlohmo encaixarem-se perfeitamente com a voz grudenta de Jeremih, agora vemos que o cantor consegue voar sozinho pelo seu próprio talento. No entanto, o “retrô” pode se tornar trivial de batidas interessantes, como as vistas em alguns momentos aqui, não se tornarem comuns, algo que dificilmente acontecerá, pois qualquer produtor com um pouco de visão irá gostar de trabalhar ao seu lado. Por enquanto, ficamos felizes em ter esse grande retorno em 2013/2014 de um estilo tão celebrado.

O disco pode ser baixado no site DJ Booth.

Loading

ARTISTA: Jeremih
MARCADORES: R&B

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.