Beth Ditto é a dona da festa com Gossip

Uma das grandes atrações do festival fez também um dos shows mais celebrados do evento, após a dívida da banda pelos cancelamentos anteriores

Loading

Minha impressão é que a edição 2012 do Planeta Terra Festival teve sua seleção de bandas dividida em três categorias. Houve os artistas “recentes” (como Best Coast e Madrid), os que “retornavam” (Kings of Leon, The Drums) e os “finalmente”, como Suede, Garbage e The Maccabees. Sinceramente, a festa foi desses.

E, por falar em festa, nenhuma foi maior que o encerramento da noite com Gossip no palco – ou fora dele, já que Beth Ditto cantou Heavy Cross na grade, distribuindo abraços e selinhos na plateia. Foi a maneira que a banda encontrou de mostrar o quanto lamenta suas duas vindas anteriores, ambas canceladas.

“Desculpa, desculpa, desculpa”, repetia Beth desde o início do show. Se o português da moça falhava (e suas tentativas de brindar falando “saúde” arrancaram diversas risadas do público ao longo da noite), ela soube como demonstrar a simpatia desde sua entrada no palco, seguida de um “Oi, oi, oi” tão familiar aos brasileiros e sua apresentação irônica como sendo Kings of Leon. Brilhante.

O repertório foi friamente calculado para agradar ao máximo os fãs em um tempo tão curto de show, mas foi certeiro para conquistar o público que não quis ver a banda dos irmãos Followill que tocava no outro palco. Men in Love, Four Letter Word e Standing in the Way of Control se misturaram à recente Move in the Right Direction, em um arranjo muito coeso com a apresentação como um todo.

Beth Ditto brilhou como uma improvável diva. Fazendo o gênero “gordinha simpática” e desencanada, ela ganhava facilmente a atenção de todos, seja comentando sobre as bebidas, as outras bandas do festival, ou os vários pedidos de desculpa pelos cancelamentos prévios. Como se não bastasse, ela transformou a bandeira brasileira em um vestido, uma maneira de agradecer ao que ela chamou de o melhor público que já teve em treze anos de carreira.

Um bom aspecto da apresentação foi que Beth e seus companheiros deixavam claras algumas de suas variadas referências, “sampleando” trechos de outras músicas dentro de suas composições, como Madonna, Nirvana, Ramones, Tina Turner, Lady Gaga e Queen – e foi o hino We Are the Champions, cantado a capella por ela junto ao público, que fechou a noite.

Foi um encerramento épico e íntimo, duas características tão antagônicas que a banda soube trazer para sua performance. “Never again”, afirmou Beth sobre os shows cancelados no país, o que aumenta a esperança de conferirmos novamente o excelente e impecável show que finalmente testemunhamos Gossip fazer no honrado posto de atração principal da noite.

Loading

ARTISTA: The Gossip
MARCADORES: Planeta Terra 2012

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.