Criolo vem com nacionalidade, o que fica é a qualidade

Músico esquentou a segunda noite do festival com seu ótimo som, que passeia por muitas musicalidades e altíssima qualidade

Loading

Fotos: Foto: Raul Aragão

É meio brega isso, mas em todo evento gringo, dentro ou fora do país, parece que alguém vai ter que chegar e ser um tal “representante da cultura brasileira”. Felizmente, o embaixador da vez foi Criolo, que deu o tom tupiniquim certo à noite do segundo dia de Lollapalooza com uma grande banda e suas letras sempre marcantes.

Ao misturar seu rap e vocais melódicos a ritmos brasileiros e tropicais, como o Reggae e Bolero, ao Hip Hip e Rock, o músico conquistou a atenção de um enorme público, na que talvez tenha sido a maior plateia do Palco Alternativo durante os três dias de festival.

E a interação, respeito e carinho pelo músico foi nítida desde a abertura (com Mariô) ao encerramento (Bogotá). Criolo contagiou a todos com sua empolgação, dançando loucamente e incitando todos a fazer o mesmo. Muitos se inspiravam em seus passos espontâneos para também deixar o corpo se mover livremente ao som que vinha do palco.

Seu discurso de amor e igualdade era reforçado pelo figurino, que o deixava parecido com um profeta ou um reverendo de alguma seita musical e percussiva, seja nos instrumentos ou nos versos de seu rap.

Ele hipnotizou a plateia com hits de seu último álbum, o muito elogiado Nó na Orelha. Ao fim dos primeiros quinze minutos de show, os principais sucessos já tinham sido tocados, como Subirusdoitiozin, Grajauex e Não Existe Amor em SP, deixando o restante da apresentação ainda mais sincera. Ninguém ficou ali para ver aquelas músicas e ir embora: quem estava lá tinha vontade de curtir o show do início ao fim.

Sucrilhos e Samba Sambei foram algumas das mais celebradas durante a noite, pouco menos de uma hora de show que teve seu papel no segundo dia de Lollapalooza e mostrou seu valor de muito mais do que uma mera atração imediatamente antes da apresentação principal da noite. Pelo contrário, ouvi diversas vezes ao longo do dia que aquela era mesmo uma das performances mais aguardadas de todo o feriado – e isso por sua verdadeira qualidade, não por qualquer nacionalismo da parte do público.

Loading

ARTISTA: Criolo

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.