Haim – Filhas dos anos 1990

Som das irmãs remete a esta década sob as mais variadas formas

Loading

Haim é uma das poucas bandas que podem ser consideradas unanimidade pela nossa redação. Figurou entre os melhores EPs de 2012 e sempre é muito bem comentada pelo nosso pessoal. Mas o que leva o som dessas meninas ser tão interessante a ponto de nos fazer entrar em um acordo velado? O grupo pode ser considerado um formato moderno de “girl band”, este que se popularizou muito na década de 1990 junto com as “boy bands”. Nomes como Spice Girls, Destiny Child, N’Sync e Backstreet Boys realizavam uma música Pop dançante, propícia para o rádio, ao mesmo tempo em que restrigiam o seu corpo de músicos a um gênero somente.

Evidentemente, que tal nomenclatura não foi criada nessa época, mas somente ganhou repercussão no período ao formar quase que um duelo entre homens x mulheres na música, pelo menos em busca do primeiro lugar nas paradas. E qual é a semelhança entre Destiny Child e Haim? A príncípio, nenhuma e total ao mesmo tempo. Nenhuma, pois em termos de sonoridade o R&B Pop feito por Beyoncé e companhia não tem a ver com o Indie dançante das irmãs Este, Danielle e Alana, mas o que os une é justamente a época em que seu som se insere e sua abordagem fácil de ouvir. Haim, grupo de mulheres (logo, uma “girl band”), tem o seu som fundamento no Pop Rock e no Soft Rock, rótulos que o estilo conhecido pelas distorções e presenças de palco performáticas na década de 1960 começou a ganhar quando justamente se popularizou. A partir do momento em que se esteve na rádio, produtores e gravadoras do meio musical começaram a tentar encontrar bandas que conseguissem atrair e vender para um público cada vez maior. Eis que o termo Pop Rock começa a aparecer.

Se este fenômeno é antigo, a apropriação de Pop para com outros estilos se torna cada vez mais comum nos 1980 e 1990, ganhando posteriormente outros estilos que me parecem paradoxais como Pop Punk, por exemplo – nome que Blink 182 chegou a ganhar na mídia. Mas o que toda essa divagação tem a ver com o Haim e as “girls bands”? É justamente nos 1990 que o Pop Rock se tornou um fenômeno após o “fim do grunge” em 1994. Deixam se de lado as distorções para entrar as harmonias quase calculadas e a voz angelical feita para grudar na sua cabeça. Nomes como Alanis Morissette, Goo Goo Dolls e Matchbox Twenty são só alguns que podemos citar que disputavam espaço com as girls bands e boys bands da época.

No entanto, Haim, um hibrido de Pop Rock com bandas só de meninas, está muito longe da obviedade sonora da época em que poderia ter surgido, os anos 1990. Se tivesse surgido nesse período, provavelmente seria um sucesso ainda maior do que este que as irmãs vem recebendo aos poucos, pois é divertido, dançante e muito simples de se ouvir mas sem ser banal. Suingado e em um formato ideal para constar em uma trilha-sonora de um filme ou um romance, se o grupo tocar repentinamente diante de um público mais velho, conseguirá cativá-los ao mesmo tempo que o faz com os mais novos.

Seus clipes, além de seu som, também sugerem influências nesta década, por exemplo na gravação de If I Could Change Your Mind, na qual dancinhas feitas para programas de palco dividem espaço com closes de seus rostos, algo muito comum nos vídeos da época. A narrativa cômica de The Wire, inspirada nos grandes blockbusters do período, como American Pie ou no clipe típico de Pop dos anos 1990 de The Falling, tudo parece remeter a estes anos da música cada vez mais revisitados. No entanto, o que mais chama atenção de toda a curta discografia das irmãs é a sua capacidade em criar faixas dançantes, divertidas e que fáceis de gostar, algo que o Pop deve sempre buscar. E, inevitavelmente no meio de tantas experimentações, aqueles que seguem um caminho simples sem parecerem artificiais acabam ganhando espaço.

Se não bastasse tudo isso, já vimos alguns shows delas e podemos concluir que suas apresentações ao vivo deixam esse som aprazível muito mais enérgico, principalmente pela presença de palco de suas integrantes que disputam o espaço dos olhares de sua plateia. Malucas e enérgicas, principalmente a baixista Este com suas caretas, é um só um exemplo da diversão que é vê-las no palco, algo que o Monkeybuzz fará no próximo Primavera Sound, quando o trio se apresentará mostrando que os anos 1990 estão com tudo na música atual e que querem te convidar pra dançar das mais variadas maneiras, seja no Pop, Rock ou Hip-Hop.

Loading

ARTISTA: Haim

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.